Peixe Assado Inteiro Recheado com Tomate e Ervas

Receita de peixe assado inteiro.

Direto ao ponto

Alguns dias atrás fui em uma feira que tem aqui perto de casa, no bairro de Heliópolis, aqui em Garanhuns. Quando vi esses peixes quis logo comprar. São curimbas (ou curimbatás), pensei logo em fazer inteiro. Fazia tempo que não assava um peixe  inteiro aqui em casa. Quando eu morava em Araraquara eu fazia sempre, até na brasa no fim de semana.

Então aproveitei que achei esses tão bonitos e com um preço bem dygno, comprei e preparei. Fiz ele recheado com tomates e ervas, mas pode ser recheado com uma farofa ou mesmo sem rechear.

Veja como fiz:

Peixe Assado Inteiro Recheado com Tomate e Ervas

Tempo de Preparo: 5 minutes

Tempo de Cozimento: 20 minutes

Tempo Total: 25 minutes

Rendimento: 3 porções

Ingredientes
  • 1 peixe inteiro com um bom tamanho (eu fiz 2 peixes)
  • 2 tomates picados
  • 1/2 cebola
  • 1 colher (de chá) de tomilho (usei o seco)
  • 1 colher (de chá) de manjericão
  • 1 colher (de chá) de alecrim
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de 1 limão

Modo de Preparo

  1. Peça ao peixeiro para limpar, tirar as escamas e abrir o peixe (limpando por dentro). Lave bem e seque com papel toalha. Eu dei uns cortes no peixe para penetrar melhor o tempero (veja a foto). Tempere o peixe com um pouco de sal, o alho e o suco de limão. Deixe nesse tempero por pelo menos 1 hora. Em um recipiente misture o tomate picado, a cebola, o tomilho, o manjericão, o alecrim e o sal. Abra o peixe e coloque os tomates temperados (veja foto 5). Unte uma assadeira com óleo, coloque umas fatias de cebola por baixo do peixe e leve para assar no forno médio. Assim que o peixe dourar está bom. O tempo vai depender do tamanho do peixe e do seu forno. O meu ficou 20 minutos

Dicas

Sirva com arroz (pode ser integral) e uma salada bem completa.

28 respostas

  1. Amo peixe de qualquer maneira que for preparado, e este está com uma aparência ótima parecendo estar muito saboroso. Bom apetite a todos.
    Escrevi para vc pedindo alguma referência de onde posso comprar aquela churrasqueira vermelha que vc apresentou em seu blog. Assim que tiver um tempinho me escreva.
    Até a próxima.

  2. Patty, não sou o que se pode chamar de bom cozinheiro e peixe assado não nunca arriscamos fazer aqui em casa. mas tentei este e foi um sucesso. ficou otimo. forcei no tempero (deixei de um dia para o outro) e coloquei o recheio com tomate e tomates cerejas por cima, que acrescentei ja no final do assado. todos gostaram. acho que o peixe nao foi dos melhores – usei o Corimba que tem bastante espinhos e perdeu um pouco do ritual da devora! vou tentar com Corvina ou Pacu que me disseram ser menos espinhoso. fiz tambem uma farofa de tomate e banana para acompanhar no prato e coloquei um pouquinho a mais de pimenta vermelha nela. combinou muito bem! obrigado pela força. abs Pedro Codo de Ribeirão Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.