Salada de Macarrão Com Atum

Esta Salada de Macarrão com Atum é super fácil de fazer, colorida, deliciosa, refrescante, leve e nutritiva. Muito boa para o dia a dia.

Direto ao ponto

Salada Macarrão Atum

Esta Salada de Macarrão com Atum é super fácil de fazer, colorida, deliciosa, refrescante, leve e nutritiva. Muito boa para fazer no dia a dia. Esta salada é muito gostosa e pode até ser uma refeição completa. Ótima para a primavera e o verão.

Para esclarecer, nesta salada eu usei o Macarrão Fusilli, mas pode ser outro de sua preferência, contanto que seja uma massa curta. Eu não gosto muito de fazer com macarrão penne porque na hora de misturar a salada ele quebra e não fica bom. Você também pode fazer esta salada com uma massa curta integral ou macarrão sem glúten (de farinha de arroz, de milho, de feijão, de alga, de pupunha…), para os celíacos (ou intolerantes ao glúten). Hoje há uma infinidade de tipos de macarrão para substituir o “tradicional”.

No vídeo eu ensino a maneira que você deve fatiar compridinho o pimentão e a cebola e, ainda, o tomate.

Não tenha receio de que a cebola roxa venha a arder na salada. Não vai! Em primeiro lugar porque a cebola roxa é mais suave do que a branca. Em segundo lugar, porque ela vai ficar embebida nos demais ingredientes e ela perde um pouco da acidez dela, na hora que você for comer.

Variações

Nesta receita usei o Pimentão Amarelo, mas você pode usar o vermelho, o laranja. Evite usar o verde, porque ele é muito forte. Mas, se você gosta muito do pimentão verde, tudo bem. Veja como esta salada fica bem colorida e deliciosa.

Você pode deixar esta salada pronta na geladeira antes de ir para a praia ou o clube. Quando voltar… hum! Ela já estará geladinha, prontinha e deliciosa. E, ainda, pode comer até como almojanta. Ela só não fica gostosa se for consumir de um dia para o outro.

Outra dica é que você pode substituir o Atum, por:  queijo e presunto picados, sobra de frango desfiado ou em lascas. Também pode ser substituído por sardinha, embora eu ache muito forte o sabor.

Salada Colorida de Macarrão
Com Atum

Rendimento: 3 pessoas (como refeição completa) e 6 pessoas (como entrada de uma refeição)

Ingredientes:

Macarrão fusilli (ou outra massa curta) – 250 g
Sal – 1 colher (de sopa)
Cebola roxa (pequena e fatiada fina) – 1/2 un
Pimentão amarelo – 1/2 un
Tomate picado – 1 un
Cebolinha verde picada a gosto
Atum em pedaços – 1 lata (170 g)

Para o molho:

Azeite Extra Virgem – 3 colheres (de sopa)
Suco de limão – 3 colheres (de sopa)
Sal – 1 colher (de chá)

Modo de Preparo:

  • Em primeiro lugar, ferva a água (sem o sal).
  • Em seguida, coloque o macarrão na água quente (borbulhando). Adicione o sal e cozinhe como está na embalagem. A água deve estar bem salgadinha, como a água do mar.
  • Queremos o macarrão no ponto “Al Dente“. Por exemplo, se na embalagem indica que o tempo de cozimento são 6 minutos, então vamos deixar apenas 5 minutos.
  • Depois de cozido o macarrão, passe ele na água fria e reserve. Não use ele quente.
  • Em segundo lugar, em uma saladeira coloque o macarrão já frio, o tomate, a cebola, o pimentão, a cebolinha e o queijo. No vídeo eu mostro a espessura em que se deve cortar a cebola e pimentão. Misture e reserve.
  • Para a preparação do molho, use um vidrinho com tampa.  Eu ensino no vídeo como emulsionar os ingredientes. Coloque no vidrinho o azeite, o suco de limão e o sal. Misture bem para emulsionar.
  • Tempere o macarrão com esse molho e arrume lascas de atum sobre a salada.
  • Em seguida, deixe na geladeira por 30 minutos (com papel filme) e sirva geladinha. Este tempo na geladeira também é importante para a cebola perder a acidez.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Sugestão:

Aqui no blog tenho muitas outras receitas de Saladas que servem de inspiração e também para você variar no dia a dia ou em ocasiões especiais. CLIQUE AQUI e confira. Caso queira, use o recurso de BUSCA na página (tanto no computador como o Smartphone).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.