Tipos de queijos

Vamos ver os tipos de queijos, suas características principais e como vamos usá-los na cozinha e para fazer as mais variadas receitas.

Direto ao ponto

Tipo de queijos e suas características

Existem vários tipos de queijos e características específicas dos queijos? Por exemplo, tem queijos que são mais apropriados para derreter, esses são muitos utilizados em molhos; outros que são mais apropriados para saladas, sanduíches, pois não derretem; também tem aquele que derrete e estica, que nós chamamos de puxa-puxa; e por último os que gratinam.

Aqui abaixo eu explico mais sobre cada característica dos queijos: A primeira característica que eu vou falar, é sobre os queijos que derretem e se desmancham.

São eles:

Gorgonzola

Suíço

Brie

Gouda

Cheddar

Gruyere

Tipo americano

Queijo manteiga

Esses tipos de queijo são ótimos para serem utilizados em molhos, founde ou sanduíches, pois eles desmancham e criam um sabor especial para a receita, além de deixá-la mais sofisticada.

A segunda característica que eu vou falar, é sobre os queijos que não derretem, eles amolecem, mas não desmancham.

São eles:

Ricota

Coalho

Minas frescal

Queijo de cabra

Feta

Esses tipos de queijo são ótimos para comerem frescos, em saladas ou sanduíches. O queijo coalho é um dos poucos, dessa característica que pode ser frito, já que ele é mais firme do que os outros.

A terceira característica, é sobre os queijos puxa-puxa, aqueles que derretem e esticam.

São eles:

Muçarela

Provolone

Prato

Esses são ótimos para utilizar em pizzas, lasanhas ou sanduíches, pois derretem com muita facilidade criando o aspecto de puxa-puxa.

Por último, aqueles queijos que nós utilizamos para gratinar.

Esses tipos de queijo são ótimos para gratinar pizzas, lasanhas ou gratinados de maneira geral, pois eles possuem uma textura muito boa, além de derreterem por completo e não ficarem com aquele aspecto de borrachudo, como é o caso dos queijos frescos como a ricota, o coalho, o minas frescal e o feta.

Aqui abaixo vai uma tabela com todas as características e tipos de queijos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.