Você está nessa situação? Para algumas pessoas parece que não tem tanto problema casar e não saber cozinhar. Mas, no dia a dia é um peso gente, posso te assegurar. Quando nenhum dos dois sabe nada de cozinha, fica difícil. Fica difícil ainda mais quando o tempo vai passando e quando os filhos vão chegando. Tudo bem, se você não for um exímio cozinheiro, mas todo mundo devia saber pelo menos o básico para se virar e não depender de terceiros. Todo mundo? Sim, todos, pois comer é uma necessidade básica do ser humano, é (ou deveria ser) uma responsabilidade de cada um de nós para termos a liberdade de escolher o que e como comemos no dia a dia.

Então presta a atenção no que vou dizer, eu sei que muita gente tem a ideia errada de que cozinhar é um dom, uma vocação. Mas, posso te assegurar, depois de mais de dez anos aqui na internet com o blog, que aprender a cozinhar é como aprender a ler e escrever.

E como se aprende a ler e escrever? Seguindo alguns passos e praticando. Tudo bem que você pode acertar a escrever a letra A de primeira, mas se não continuar praticando, nunca conseguirá transformar essa letra A, na palavra ARARA, por exemplo. Assim também é na culinária você pode até saber como cozinhar uma batata, mas se não seguir alguns passos e praticar não vai conseguir transformar essa batata em um purê de batata.

Agora, nem todo mundo que sabe ler e escrever, vai se tornar um autor de best seller, da mesma forma que quem aprende a cozinhar, pode não vir a ser um chef. Mas, uma coisa não tira a importância da outra, não é mesmo?

Portanto, nesse post, quero dar algumas dicas básicas, algumas considerações que quero fazer para você que quer aprender cozinhar, mas antes quero falar para você perder o medo, faça devagar, vá aos poucos. Se errar, se não ficar bom, não tem problema faça de novo, pratique.

Veja as dicas:

1 – Siga receitas

Enquanto estiver aprendendo, siga receitas. Não queira improvisar, trocar ingredientes ou pular etapas. Deixe para fazer isso depois que já estiver fazendo a receita até de olhos fechados. Por hora, siga o passo a passo.

Tenha um caderno de receitas (mesmo que você use mais celular ou tablet), deixe um caderno na cozinha, para anotar algumas observações das receitas que você está fazendo e coisas que você aprende no processo. Dessa forma da próxima vez que for fazer a receita vai se lembrar.

Procure receitas que já foram testadas por pessoas de sua confiança. Assim, fica mais difícil de tentar fazer uma receita que não vai dar certo. Uma dica é pedir para sua mãe, avó e tias. Peça também para suas amigas levarem no chá de cozinha as melhores receitas delas, daí você monta um caderno de receitas só seu.

Aqui no blog tenho muitas receitas´bem fáceis e que são exatamente para quem quer aprender a cozinhar, clique nesse link abaixo:

Receitas para quem quer aprender cozinhar

2 -Arrume tudo antes de começar

Antes de começar a fazer a receita que você escolheu, arrume a cozinha e deixe a pia livre. Se começar a cozinhar com bagunça a chance de você se apavorar e perder a paciência é grande, pode confiar.

Antes de começar a fazer a receita leia ela todinha, inclusive o modo de preparo, para ter uma ideia do todo. Depois deixe também arrumado e separado todos os ingredientes que vai precisar. É o que os chefs chamam de mise en place, que é deixar tudo o que vai precisar ali à mão, inclusive os ingredientes pesados, ou cortados.

3 – Tenha os utensílios básicos

Tenha aqueles utensílios que são básicos em qualquer cozinha. Se você não tem ideia de quais são uma dica é dar uma olhada nesse ebook que escrevi com as listas de utensílios, eletroportáteis e eletrodomésticos para montar uma cozinha. Clique na imagem abaixo e baixe o ebook, é gratuito:

Outra dica é na hora que você ler a receita, faça uma lista dos ingredientes que vai precisar comprar e também uma lista dos utensílios que vai precisar (tipo forma, colher grande, escumadeira), daí você compra se não tiver. Porque é complicado na hora que estiver fazendo panqueca, por exemplo, se dar conta que não tem uma espátula para virá-la na frigideira.

4 – Comece pelo básico

Parece óbvio dizer isso, comece pelo básico, mas tem muita gente que pega uma receita complicada com muitos ingredientes, com várias etapas, logo de cara. Não faça isso. Comece de leve, comece pela vitamina e suco do café da manhã, depois uma salada para o almoço, um macarrão com molho feito por você, depois um bolo de caixinha. Tudo isso vai lhe dando traquejo na cozinha.

Isso vai te deixando familiarizado com os utensílios e também com algumas técnicas. Depois sim vai chegar a hora de você se aventurar por uma receita mais elaborada.

5 – Assista programas de culinária e videos no Youtube

Assista a programas de culinária, de gastronomia, em geral. Isso vai te enriquecer. Você vai conhecer novos ingredientes, novas formas de fazer coisas que você já conhece e aprender alguns processos.

Vídeos do Youtube também são muito bons para quem está aprendendo a cozinhar, eleja alguns canais que você confia e assista receitas, isso vai te deixando mais segura.

Eu tenho um canal no Youtube onde publico muitas vídeos com receitas e dicas para quem quer aprender cozinha, clique abaixo:

Canal AquinaCozinha no YouTube

6 – Compre algum curso básico

Pode ser presencial ou online. Os dois tem seu valor, hoje em dia estou preferindo os cursos online por que posso fazer na hora que quero e quantas vezes eu quiser.

Escolha um curso básico, que você aprenda receitas básicas. Não adianta comprar e fazer um curso de Bolos Confeitados se você não sabe nem fazer um bolo simples para o café da tarde.

Um outro ponto, escolha um curso com aulas práticas, com acompanhamento do professor. Isso pode ser encontrado tanto no presencial, quanto no online. Por que a ideia é você assistir, praticar e tirar as dúvidas com o professor. Seja de casa (no online) ou na escola.

7 – Pratique: Convide alguém para jantar

Assim que você tiver dominando alguma receita, convide alguém para jantar. Pode ser seu noivo (a) ou um casal de amigos. Isso vai te dar a chance para você praticar mais e caprichar. A prática é o que vai te levar à excelência.

Não precisa ser um jantar de vários pratos, uma massa com um molho diferenciado, só precisa mesmo de um vinho para acompanhar.

8 – Receitas simples para quem está aprendendo a cozinhar

Como eu falei, desde 2009 tenho esse blog e nele sempre priorizei receitas simples e fáceis. Muitas delas até quem não tem nenhuma experiência na cozinha, consegue fazer. Não sou eu quem está dizendo isso, são os comentários que recebo diariamente.

Então, vou deixar aqui o link. Aproveite, escolha uma e pratique. Depois me conta o resultado.

Dicas e receitas simples e fáceis. Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.