Panelas – Quais comprar

Quais panelas comprar para sua cozinha? Se você está para comprar suas panelas não compre antes de ler esse post. Aqui trago várias dicas, veja.

Direto ao ponto

Panelas, quais comprar?

Muita gente na hora de escolher suas panelas, fica na dúvida quais comprar e é uma dúvida muito pertinente, porque em uma cozinha, depois dos eletrodomésticos como fogão e a geladeira, a panela é aquele utensílio que a gente mais usa no dia a dia.

Então se você está fazendo sua lista de presentes de casamento, ou está fazendo a lista de chá de cozinha, ou já tem sua casa, ou vai casar e  começar uma família,  preste atenção neste post, pois hoje eu vou falar sobre panelas e você poderá escolher as suas com mais segurança.

Quantas panelas comprar para minha cozinha?

Para uma cozinha básica  se você for casar ou já for casada e quer montar sua cozinha ter no mínimo cinco panelas é o ideal, uma panela grande, uma média, uma pequena, uma frigideira e uma leiteira que serve para você esquentar água, ferver o leite ou fazer o café. Agora se você está saindo de casa para morar sozinha não precisa ter tanta coisa assim, basta uma panela média, uma frigideira e uma leiteira.

Comprar panelas uma a uma ou um jogo de panelas?

Na minha opinião, se você for casar, ou já é casada e está montando sua cozinha o preferível é você comprar um jogo de panelas, pois ele já vem com as panelas que a gente precisa no dia a dia. No jogo de panelas vem uma panela grande, panela média, uma panela pequena, uma frigideira e uma leiteira e essas são as panelas que mais utilizamos na cozinha. Mas, como falei antes, se você for morar sozinha pode ser que comprar um jogo não seja necessário para você.

 Uma das vantagens de comprar um jogo de panelas é que as panelas vão sair mais baratas do que se você for comprar de forma  individualizada. Comprar cada uma separadamente fica bem mais cara.

Custo-benefício

Então, quando você compra o jogo de panelas o custo-benefício é bem melhor porque vai ter uma quantidade maior de panelas e todos os modelos que você precisa no dia a dia e com um preço bem melhor.

Um jogo de panelas você compra por 200 e poucos reais, ou até menos e se você for comprar as panelas da mesma marca, do mesmo tipo de panela, cada uma você compra por uns 70, 80 reais.

 Será que eu compro panela antiaderente, ou de inox, ou de cerâmica, ou de alumínio?

Primeira coisa que você tem que saber é qual é o tipo de fogão que você tem. Isso porque se você tem um fogão/cooktop de indução, você tem que comprar panelas próprias para fogão de indução. Para todos os outros você pode comprar qualquer tipo de panela, mas se for fogão de indução precisa ser as próprias senão não vão funcionar no seu fogão.

Antiaderente e inox

Eu pessoalmente gosto de ter algumas panelas antiaderentes, principalmente as frigideiras e algumas panela de inox, pois elas tem uma durabilidade muito grande. As panelas de cerâmica são muito boas também, mas algumas são bem caras e muitas vezes não tem uma durabilidade tão grande. Com relação as de alumínio, compre panelas de fundo grosso porque tem receitas, como brigadeiro e arroz que são melhores feitas em panelas assim.

Ao escolher o tipo de panela que você quer ter, preste atenção no custo-benefício delas, pois você vai precisar trocá-las depois de algum tempo de uso. As antiaderentes são as que você vai ter que trocar muito mais cedo que as de inox por exemplo.

Se decidir comprar panelas antiaderentes não compre uma marca chinfrim ou até que seja uma marca boa, mas com um antiaderente ruim. Você percebe que ela é ruim quando você pega, você toca e ela é muito fina.

 Eu não gosto de ter uma frigideira antiaderente, caríssima. Eu prefiro ter uma boa, mas não tão cara porque com certeza vou ter que trocar dentro de algum tempo, pois por melhor que ela seja, ela arranha.

Pessoalmente não gosto muito de panela de alumínio. Mas quem gosta de panelas de alumínio pode comprar alguma de uma boa marca. Aqui não vou entrar aqui no mérito de benefícios e malefícios de certas panelas para saúde. Mas, deixo claro que as de vidro e as de inox são as que não deixar resíduos na comida.

As tops do mercado

Agora, se você não tem problema em gastar de 700 a 1500 reais em uma panela pode pensar em comprar panelas de ferro fundido com revestimento cerâmico são panelas ótimas e com uma vida útil excelente. Você pode também ir comprando essas panelas aos poucos, pois são um investimento.

E a Panela de Pressão?

Tenha uma panela de pressão de 4,5 litros, esse é um tamanho bom. Dá para fazer feijão para congelar, carnes de maneira geral. Se puder compre uma com revestimento antiaderente e com várias válvulas de segurança.

Se você tem medo de usar panela de pressão, você pode pensar em comprar uma elétrica, que você pode inclusive programar. Te convido também a ler esse post que fiz aqui no blog sobre panela de pressão e que vai te ajudar a perder esse medo: Como Usar Panela de Pressão.

Se quiser assistir uma conversa sobre esse assunto, clique e veja o vídeo, foi uma conversa que tive no Instagram: Conversa sobre panelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.