Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate (aquela durinha)

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Acho que esta Receita de Bolo de Cenoura é a receita de bolo mais antiga que eu tenho. Tenho desde antes de casar, num caderno amarelinho. De vez em quando faço ela aqui em casa, pois as crianças gostam muito. Mas tinha muito tempo que eu não fazia. Resolvi fazer ontem à tarde e agora de manhã o que resta são duas fatias finas. É ou não é indício de sucesso, kkkk. Se você, como nós, resolver comer quente, vai acontecer a mesma coisa. Ah, só lembrando daquilo que dizia nossas avós de que “comer bolo quente dá dor de barriga”, posso assegurar que é mito.

Essa calda que uso nele é aquela calda de chocolate durinha, aquela que fica quebradiça quando esfria e seca.

Vamos conferir a receita?

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Ingredientes

3 cenouras médias descascadas e picadas

2 xícaras (de chá) de açúcar

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 xícara (de chá) de óleo

4 ovos

1 colher (de sopa) de fermento em pó químico (de bolo)

1 pitada de sal

Calda

6 colheres (de sopa) de açúcar

6 colheres (de sopa) de achocolatado (de uma boa marca)

3 colheres (de sopa) de manteiga

2 colheres (de sopa) de leite

Modo de Preparo

Coloque a cenoura e o óleo no liquidificador e bata bem. Junte o açúcar, os ovos e o sal, bata novamente, até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela e vá misturando a farinha de trigo aos poucos. Depois de bem misturado acrescente o fermento e mexa delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, até que você enfie um palito e ele saia limpinho. Deixe esfriar (ou pelo menos amornar),  desenforme e coloque a calda.

Calda – Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe mais um minutinho, até ficar uma calda grossa. Despeje no bolo assim que tirar do fogo, quente mesmo.

Dicas:

  • Usei uma forma de 25 cm de diâmetro.
  • Clique aqui para ver outras
Receitas de Bolo

Comments

  1. Patricia de Souza Andreolli says

    Faltou a quantidade de ovos na receita.

    Como vi na foto 4 fiz o bolo agora com esta quantidade…vamos ver se ficará bom.

  2. Maria João says

    Hum… que bom. aspeto! Agora ia uma fatia…ou 2! rsrsrs
    Fica na lista para experimentar.

  3. Lilian says

    Nossa…hoje me bateu uma vontade de comer bolo de cenoura com essa cobertura de chocolate…hummm.

    Encontrei a receita! 😉
    bjo

  4. Akemi says

    Se esse ditado da vovó fosse verdade já tinha me acabado em dor de barriga faz tempo! rsss
    Essa receita é maravilhosa mesmo e ainda prefiro essa casquinha simples e fácil a ganaches, brigadeiros, etc… mas aqui em casa, metade com e metade sem cobertura. Infelizmente o maridão tem alergia a chocolate! :(
    Bjss e um ótimo domingo pra todos! :)

  5. Roseane says

    Hei Patty, sou sua conterrânea mais atualmente estou morando em Macaé, não deixo de estar acompanhando seu blog com estas receitas maravilhosas, saiba que seu blog para mim é tudo na cozinha e principalmente para pegar meu noivo pelo estomago…rsrs, e para não esquecer a culinária bahiana estou sempre vendo o que ha de novo para fazer …Haaa e acabei de fazer esta receita maravilhosa de bolo de cenoura que meu noivo adora!!! Bjinhos e tenha uma semana abençoada.

  6. Sonia says

    Patty

    Realmente seu blog é ótimo, mas este bolo de cenoura é fantástico, mas nunca consegui fazer essa cobertura durinha, o que será que faço de errado?

    Beijos

  7. socorro alves says

    patty, adorei o bolinho de cenoura…gostaria tanto que voce fizesse um ou vários bolos de queijo…amo bolo de queijo, mais ainda não consegui uma boa receita…quem sabe voce lê esse comentário e acaba conseguindo uma receita sensacional..bjs

  8. says

    Socorro obrigada querida por comentar. Eu leio todos os comentários, rs. Algumas vezes não dá para responder todos, mas leio. Quanto ao bolo de queijo, é salgado ou doce?
    Beijos

  9. says

    Se você usar as quantidades certinha, deixa no fogo até ficar uma calda grossa, depois usa, vc vai ver que dá certo. Se não der, só Jesus na causa, kkk

  10. Natalia Noele Barros says

    oiii patty sempre tento fazer essa calda durinha rsrsrsrs
    me diga quantos pedaços esse bolo rende? é que em casa somos em 6 pessoas kkkkkkk se fizer um bolo pequeno ja viu né kkkkkkkk
    adoro seu blog!! parabens 😉

  11. says

    Oi Natália obrigada pelo comentário, que bom que você gosta.
    Bem, uma forma de 25 cm vai render uns 20 pedaços ou dependendo do tamanho até mais.
    Beijinhos

  12. Natalia Noele Barros says

    Patty fiz o bolo hoje a tarde … ficou maravilhosooooo
    aquela casquinha huuuuuuuum, meu namorado nem esperou esfriar rsrsrs
    Sucesso Lindaaa!!!!
    bjsssss

  13. says

    Nossa! Fiz o bolo e ficou OTEMO!!!
    Adorei, nunca tinha feito um bolo na minha vida kkkkkkkkkk, e consegui, facílimo de fazer, nao tem erro.

  14. Giulia says

    No seu forno, em temperatura média, o bolo ficou pronto em quantos minutos? Pois não faço muita ideia de quanto tempo demora p ficar pronto, como não tenho noção de tempo, vou ter que ficar enfiando palito no bolo o tempo todo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Giulia says

    Ah obrigada Patty, primeira vez que fiz bolo na minha vida rs Ficou uma delicia, todos aqi em casa comeram e esse bolo não durou nem p outro dia, comeram tudoooooo!! kkkkkkkkkkkkkkkk Obrigada pela receita, vou fazer mais algumas outras do seu site, está de parabéns, td muito bem explicado impossivel não dar certo, obrigaaada mesmo, beijão

  16. Suelem says

    Oi Patrícia acessei seu blog por acaso, procurando ratatouille’s feito no forno e confesso que estou amando o seu blog… Eu adoro cozinhar e adoro ler, só não encontrei até então um blog que me completasse sabe, pessoas a compartilhar sabe e sinto falta disso. Espero fazer muitas amizades através do seu blog…
    Parabéns pelo blog viu é muito lindo e a forma como vc escreve é muito legal.
    Bom por enquanto é isso.

    um grande bju
    Sú B612

  17. andressa says

    Adoreiiiiiiiii a cobertura, meu bolo já estava pronto, vim procurar só a receita da calda e ficou exatamente como eu queria, durinha, quebrando assim como na foto!!

    Obrigada!!

  18. says

    Olá! Parabéns pelo site! Gosto muito de culinária mas não sou nenhuma especialista no assunto. Geralmente os sites de culinária apresentam receitas lindas porém muito sofisticadas, este é o diferencial do sei site, as receitas são lindas e super possíveis de serem feitas no dia a dia. Já adicionei aos meus favoritos. A receita do bolo dá super certo, já fiz duas vezes e fez muito sucesso. A melhor receita de calda que já fiz! Quebradiça!! Beijos.

  19. says

    Olá Bel
    É isso mesmo que eu pretendo com o blog, passar receitas que eu faço e são fáceis, práticas e baratas. Sempre achei que era uma dificuldade para quem não sabe cozinhar, olhar os sites de receitas e reproduzir. Ás vezes a foto é linda, mas a gente não sabe bem como chegar naquele resultado final. Por isso coloco o passo a passo em fotos, para facilitar mesmo.
    Beijinhos

  20. elza de fatima oliveira says

    obrigada amiga… delicia mesmo… eu nao sabia fazer nem o bolo e nem a calda maravilhaaaaa, bjoks

  21. Val Otoni says

    Menina, este é o melhor bolo de cenoura que eu já fiz, vou fazer novamente atendendo a pedidos do marido. Obrigada por me ensinar a fazer esta delicinha.

  22. sthefane says

    patty o meu bolo nao fico amarelinho como na fto o que seara que aconteceu?mais msm assim amei a receita principalmente a cauda

  23. says

    Sthefane pode ser a cenoura. Tem vezes que quando faço o bolo ele fica mais amarelo que laranja, depende da cenoura. Tem umas que são mais fortes na cor e no sabor.
    Beijos

  24. GRACIELI MARQUES says

    adoro bolo de cenoura e principalmente essa cobertura durinha de chocolate mais não tinha a receita, vou fazer agora e se der certo depois conto. bjkas e parabens.

  25. Rafaela says

    Essa receita me salvou, não conseguia acertar nenhuma até achar essa. Além de ficar deliciosa. Muito obrigada MESMO! :)

  26. Júlia Oliveira says

    Oi Patty. Olha adorei a resceita, mas será que teria um geito da calda ficar cremosa?

    Bjs, Júlia

  27. Rose Macgregor says

    A receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha é SHOW DE BOLA!!! Ficou perfeita…matei a saudade da minha infância.
    O bolo fica macio e a cobertura durinha com sabor de quero mais…
    APROVADO!!!

  28. ra oq KELVYA ROCHA says

    Só fiz a calda, mas era exatamente o que eu estava procurando, pode olocar no bolo de chocolate, de cenoura, de baunilha que fica uma delícia. PArabéns e muito obrigada.

  29. LEKA says

    FIZ ESTE BOLO É SENSACIONAL… ADOREIIIIIIIII…
    CONTINUA COLOCANDO RECEITAS QUE ESTOU SEMPRE ACOMPANHANDO E COM FOTOS, FOI MEU PRIMEIRO BOLO QUE ACERTEI.

  30. Dayaane says

    Fiz agora pro lanche da garotada!!!ficou ótimo, miúdos e graúdos adoraram…. Essa cobertura entao nunca consegui fazer, com essa receita ficou perfeita!!!!! Obrigada!!!

  31. alexandra says

    Olha fiz bolo de cenoura ontem, tenho uma receita q sempre dá certo e fica divino, porém nunca tinha conseguido uma calda de chocolate tão prática e fácil… e amo com chocolate e acabava sempre fazendo brigadeiro e colocando sobre o bolo…daí sem querer achei seu blog… muito obrigado, de todo o coração… bjs

  32. Luciane says

    Patty, aqui em casa todos adoram bolo de cenoura com chocolate, mas eu não sei o que acontece comigo, nunca consigo fazer este bolo !! sniff, sniff, sniff

    O bolo fica bonito e até fica gostoso, mas por dentro fica parecendo um pudim, o que será que faço de errado ? será que vc consegue me ajudar ??

    Bjs, espero um retorno seu

  33. ariany says

    patty, as vezes eu fico em duvida nas receitas quanto à manteiga, em todas eu sempre uso margarina. Tem muita diferença? tem um gosto muito diferente?

  34. irene says

    Oi Patty,meu bolo ficou muito gostoso. Eu e emu marido adoramos!!! To fazendo hj de novo. Bj e obrigada pela ajuda aqueles que nao entendem nada de cozinha!!!

  35. Fernanda Borela says

    Fiz hoje, o bolo ficou lindo, acabou de assar ^^
    Agora esperar esfriar e por a calda 😀
    Amei sua receita de calda, fiz p outro bolo e ficou demais :)

  36. Eunice says

    Eu adorei muito facil de fazer e delicioso estou muito contente e recuperei à confianca em mim obrigada pela receita .

  37. Laurence says

    Já estou expert em bolo de cenoura, mas a calda… é uma loteria :( às vezes fica excelente, dura e quebradiça, às vezes fica que parece um melaço. Tens mais alguma dica para a calda? talvez mais tempo de fogo? esse seu 1 minuto é em fogo alto ou baixo?

  38. Laurence says

    Obrigado por responder :) aqui a fervura começa das bordas para o centro, é assim contigo também? começo a contar 1 minuto assim que levanta fervura nas bordas ou espero quando toda a superfície estiver borbulhando? abraço e obrigado pela ajuda.

  39. Denise says

    Nossa!!!! Preciso contar que fiz hoje esse bolo. Além de ter ficado lindo, ficou uma delícia! Super macio e molhadinho. Sou um desastre com bolo, entao nem acreditei quando vi que deu certo. Obrigada!!!! 😀

  40. Lourdes de Oliveira Sumi says

    Ola!!!!!Patty encontrar seu blog foi a melhor coisa que me aconteceu!!!!!Menina que receitas maravilhosas e bem explicadinhas….nooossaaaa…parabens!!!!vou te seguir diariamente.Bom….qto ao bolo de cenoura que adooorrooo…a duvida é…precisa pré aquecer o forno?bjsssss

  41. says

    Obrigada Lourdes que bom que você gostou. Quanto ao forno pode pre aquecer sim, mas eu as vezes não pre aqueço e dá certo. Só não pode é depois que estiver quente, abaixar a temperatura com o bolo lá dentro. Beijos
    Patty

  42. Carol says

    Olá
    Bom, eu fiz esse bolo, segui a receita certinho mas não prestou! a única coisa que deu certo foi a calda de chocolate mas o bolo ficou solado, não cresceu como deveria, enfim, fiquei super triste =( mas tudo bem, acontece né =) Beijos!

  43. Danielle says

    Patty, to acompanhando demais seu blog, e amo suas receitas!
    Sempre gostei mto de cozinhar, mas sempre achei dificil fazer as coisas darem certo, mas de um tempo pra cá tenho encarado isso como um hobby e estou testando várias receitas.
    Essa de bolo de cenoura é perfeita! Achei que eu tinha errado o ponto e não daria certo, mas ficou maravilhoso o resultado, todas as pessoas que experimentaram amaram!!!
    Obrigada por compartilhar tanta receita boa, isso é um incentivo mto grande pra continuar cozinhando!!!
    Parabéns pelo site :)

  44. têca sousa says

    oi patty eu nao fiz esse bolo ainda mais vou fazer tenho certesa que vai ficar uma delicia.

  45. Renata Lira says

    Acabei de fazer o bolo e ficou incrivel, só que a calda endureceu muito mais rápido do que devia… Mas ainda assim ficou otimo. Valeu pela dica.

  46. Juliana says

    Oi Paty! Tudo bem? Vim dizer que este é o melhor bolo de cenoura que já comi na vida! Fofinho,saboroso e fácil! Curto muito seu blog,você é muito clara e objetiva e sabe ensinar! Está nos meus favoritos! Beijos

  47. Míriam Cristina de Oliveira Fernandes says

    Fiz o bolo e adorei, a massa fica bem fofinha e a cobertura não fica durona, fica no ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *