Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate (aquela durinha)

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Acho que esta Receita de Bolo de Cenoura é a receita de bolo mais antiga que eu tenho. Tenho desde antes de casar, num caderno amarelinho. De vez em quando faço ela aqui em casa, pois as crianças gostam muito. Mas tinha muito tempo que eu não fazia. Resolvi fazer ontem à tarde e agora de manhã o que resta são duas fatias finas. É ou não é indício de sucesso, kkkk. Se você, como nós, resolver comer quente, vai acontecer a mesma coisa. Ah, só lembrando daquilo que dizia nossas avós de que “comer bolo quente dá dor de barriga”, posso assegurar que é mito.

Essa calda que uso nele é aquela calda de chocolate durinha, aquela que fica quebradiça quando esfria e seca.

Vamos conferir a receita?

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Ingredientes

3 cenouras médias descascadas e picadas

2 xícaras (de chá) de açúcar

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 xícara (de chá) de óleo

4 ovos

1 colher (de sopa) de fermento em pó químico (de bolo)

1 pitada de sal

Calda

6 colheres (de sopa) de açúcar

6 colheres (de sopa) de achocolatado (de uma boa marca)

3 colheres (de sopa) de manteiga

2 colheres (de sopa) de leite

Modo de Preparo

Coloque a cenoura e o óleo no liquidificador e bata bem. Junte o açúcar, os ovos e o sal, bata novamente, até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela e vá misturando a farinha de trigo aos poucos. Depois de bem misturado acrescente o fermento e mexa delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, até que você enfie um palito e ele saia limpinho. Deixe esfriar (ou pelo menos amornar),  desenforme e coloque a calda.

Calda – Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe mais um minutinho, até ficar uma calda grossa. Despeje no bolo assim que tirar do fogo, quente mesmo.

Dicas:

  • Usei uma forma de 25 cm de diâmetro.
  • Clique aqui para ver outras
Receitas de Bolo

Comments

  1. Renata Lira says

    Acabei de fazer o bolo e ficou incrivel, só que a calda endureceu muito mais rápido do que devia… Mas ainda assim ficou otimo. Valeu pela dica.

  2. Juliana says

    Oi Paty! Tudo bem? Vim dizer que este é o melhor bolo de cenoura que já comi na vida! Fofinho,saboroso e fácil! Curto muito seu blog,você é muito clara e objetiva e sabe ensinar! Está nos meus favoritos! Beijos

  3. Míriam Cristina de Oliveira Fernandes says

    Fiz o bolo e adorei, a massa fica bem fofinha e a cobertura não fica durona, fica no ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>