7
fev
2013

Como cozinhar feijão

por: Patty Martins

Como cozinhar feijão

Desde que comecei a fazer receitas básicas aqui no blog, algumas pessoas me perguntam como cozinhar feijão. Para quem é iniciante na cozinha preparar feijão é um bicho-de-sete-cabeças. Mas, na verdade é uma coisa bem simples, basta você observar algumas coisinhas. Por isso resolvi escrever esse post para ajudar a quem nunca fez feijão em casa. Eu sei que dá para comer feijão quando se come em restaurantes, ou na casa da mãe, ou na casa da sogra, mas você mesma fazer seu feijãozinho é libertador. Hahaha. É sim gente. Quando você comer aquele feijão gostoso que você mesma fez, você vai confirmar isso. E se receber elogios em casa, mais ainda (alô maridos e filhos, elogiem please).

Escolhendo e Preparando o Feijão

Como cozinhar feijão

A primeira coisa na hora de fazer feijão cozido é escolher uma marca de feijão com grãos inteiros e limpos,quer dizer sem muitos feijões estragados, talinhos e pedregulhos (acreditem, tem marcas que vendem pedrinhas junto com os feijões).

  1. Retire os feijões do saco e vá separando os grãos bons dos ruins e das pedrinhas. Jogue os ruins no lixo. Se você comprar uma boa marca você vai ver que esse processo, chamado de “escolher o feijão”, vai ser bem rápido e não terá tanto “lixo” junto. (foto 1)
  2. Coloque o feijão em uma tigela e lave bem. Encha a vasilha  com água e com as mãos lave o feijão. Escorra a água e faça isso novamente. (foto 2)
  3. Depois que lavar o feijão coloque ele dentro da tigela e cubra com água de forma que a água fique quatro dedos acima dos grãos. Você vai deixar de molho por 4 a 8 horas. Eu gosto de fazer isso de noite para pela manhã cozinhar. Você vai perceber que o grão vai absorver a água e ficar bem maior. (foto 3)

Por que deixar o feijão de molho?

O processo de deixar o feijão de molho é importante porque:

  • O feijão possui um carboidrato chamado rafinose que prejudica a digestibilidade e aumenta a flatulência (dá gases). Deixar de molho evita isso. Você vai observar que cria uma espuminha no feijão quando está de molho, são os gases.
  • Deixa o feijão mais macio e com caldo mais grosso.
  • Vai diminuir o tempo para cozinhar e economiza gás.

Como Cozinhar o Feijão

Como cozinhar feijão

Agora sim chegou a hora de cozinhar o feijão.

Para cozinhar o feijão preto ou o feijão branco pode fazer do mesmo jeito.

  1. Jogue fora a água onde o feijão ficou de molho (nessa água vão estar os gases que tem no feijão). Coloque o feijão na panela de pressão e cubra com água até uns dois dedos acima dos grãos). Certifique-se de deixar de 8 a 10 cm da panela de pressão vazia (para comportar os vapores). Leve ao fogo alto até começar a chiar e abaixe o fogo. Depois marque 20 minutos. Quando passar o tempo, retire a panela do fogo, espere esfriar um pouco e molhe a lateral da panela até sair toda a pressão. Abra a panela e veja se os grãos já estão macios. Se precisar coloque um pouquinho mais no fogo. (foto 1)

Observação: Dá para cozinhar o feijão em panela comum sem pressão, mas vai demorar umas três a quatro vezes mais do tempo necessário.

Dica: No post de Como Limpar a Prataria recebi um comentário do Orlando dando uma dica de como cozinhar feijão de uma forma diferente. Achei bem interessante, principalmente para quem tem medo de tirar a pressão da panela antes de abrir, veja como ele faz:

“Deixe – o feijão – cozinhar em fogo alto, quando pegar pressão, conte cinco minutos e desligue o fogo.
Não abra a panela, pois o calor ira dar continuidade ao cozimento, quando esfriar ou mornar a panela, ai sim abra a panela e o feijão estará cozido e macio!!”

Como congelar feijão

Se você não quiser congelar o feijão pule para o tópico de como temperar feijão. Mas, se você gosta de comer feijão fresquinho ao invés de requentado, congelar é uma boa dica.  assim quando você quiser comer feijão basta tirar do freezer, temperar e pronto o feijão fica com gosto de fresco.

Para congelar coloque o feijão em potinhos que tenham tampa (não encha muito, deixe um espaço) (foto 2), leve à geladeira (aberto) tempo suficiente para esfriar, tampe, coloque uma etiqueta com o nome e a validade e leve ao freezer (foto 3). A validade é de três meses no freezer.

Dica: Congele porções pequenas, que você vai usar no dia. NUNCA recongele nenhum alimento, ele perde o valor nutritivo.

Como Descongelar Feijão

Retire o potinho de véspera do freezer e deixe na geladeira, de manhã vai estar descongelado. Ou coloque o feijão em uma panela, coloque um pouquinho de água e leve ao fogo para descongelar. Ou coloque o potinho no micro-ondas na potência descongelar e depois é só temperar.

Como Temperar Feijão

Como cozinhar feijão

Você deve temperar o feijão assim que ele estiver cozido ou assim que ele estiver descongelado.

Ingredientes

Feijão

Alho

Cebola

Folha de louro

Sal

Óleo

Modo de Preparo

Pique a cebola (ou rale) e amasse o alho (foto 2). Depois coloque o óleo em uma panela, frite o alho e em seguida acrescente a cebola. Eu gosto de fritar bem o alho, mas a cebola gosto que só murche um pouquinho (foto 4). Então, deixe a cebola fritar menos que o alho. Acrescente o feijão, sal e a folha de louro. Se precisar, acrescente um pouquinho de água também (foto 5). Deixe ferver e abaixe o fogo. Agora você vai deixar uns 15 a 20 minutos para o caldo engrossar (foto 6). O tempo vai depender de como você gosta. Aqui em casa não gostamos do caldo muito grosso não. Não tampe a panela.

Observação: Use a quantidade de ingredientes de acordo com seu gosto.

Dica: Se quiser temperar o feijão com bacon e linguiça faça assim: Coloque o bacon picado na panela com um tiquinho de óleo e deixe fritar, acrescente linguiça calabresa fatiada e frite mais um pouco. Retire o bacon e a linguiça e reserve. Na gordura do bacon frite o alho e a cebola. Depois volte o bacon e a linguiça para a panela, junte o feijão, o louro e o sal e leve para ferver como falei acima.

Eu sei que são muitos passos, mas é que fiz o post bem detalhado. No dia a dia você vai ver que é bem fácil.

O importante é ter calma e tentar.

Você faz feijão em casa? Então deixe mais algumas dicas aqui nos comentários de como você faz.

Quem nunca fez, tenta e depois me conta.

 

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


40 Comentários

  1. Jad disse:

    Muito util esse post! Foi a primeira vez que fiz e segui direitinho.. graças a Deus foi tudo bem.. o maridão aprovou!!! ;)

  2. maria almeida disse:

    adoooorrreeeeeiiii teu blog! obrigada pelas dicas

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook