Como fazer feijão

Como cozinhar feijão

Desde que comecei a fazer receitas básicas aqui no blog, algumas pessoas me perguntam como cozinhar feijão. Para quem é iniciante na cozinha preparar feijão é um bicho-de-sete-cabeças. Mas, na verdade é uma coisa bem simples, basta você observar algumas coisinhas. Por isso resolvi escrever esse post para ajudar a quem nunca fez feijão em casa. Eu sei que dá para comer feijão quando se come em restaurantes, ou na casa da mãe, ou na casa da sogra, mas você mesma fazer seu feijãozinho é libertador. Hahaha. É sim gente. Quando você comer aquele feijão gostoso que você mesma fez, você vai confirmar isso. E se receber elogios em casa, mais ainda (alô maridos e filhos, elogiem please).

Escolhendo e Preparando o Feijão

Como cozinhar feijão

A primeira coisa na hora de fazer feijão cozido é escolher uma marca de feijão com grãos inteiros e limpos,quer dizer sem muitos feijões estragados, talinhos e pedregulhos (acreditem, tem marcas que vendem pedrinhas junto com os feijões).

  1. Retire os feijões do saco e vá separando os grãos bons dos ruins e das pedrinhas. Jogue os ruins no lixo. Se você comprar uma boa marca você vai ver que esse processo, chamado de “escolher o feijão”, vai ser bem rápido e não terá tanto “lixo” junto. (foto 1)
  2. Coloque o feijão em uma tigela e lave bem. Encha a vasilha  com água e com as mãos lave o feijão. Escorra a água e faça isso novamente. (foto 2)
  3. Depois que lavar o feijão coloque ele dentro da tigela e cubra com água de forma que a água fique quatro dedos acima dos grãos. Você vai deixar de molho por 4 a 8 horas. Eu gosto de fazer isso de noite para pela manhã cozinhar. Você vai perceber que o grão vai absorver a água e ficar bem maior. (foto 3)

Por que deixar o feijão de molho?

O processo de deixar o feijão de molho é importante porque:

  • O feijão possui um carboidrato chamado rafinose que prejudica a digestibilidade e aumenta a flatulência (dá gases). Deixar de molho evita isso. Você vai observar que cria uma espuminha no feijão quando está de molho, são os gases.
  • Deixa o feijão mais macio e com caldo mais grosso.
  • Vai diminuir o tempo para cozinhar e economiza gás.

Como Cozinhar o Feijão

Como cozinhar feijão

Agora sim chegou a hora de cozinhar o feijão.

Para cozinhar o feijão preto ou o feijão branco pode fazer do mesmo jeito.

  1. Jogue fora a água onde o feijão ficou de molho (nessa água vão estar os gases que tem no feijão). Coloque o feijão na panela de pressão e cubra com água até uns dois dedos acima dos grãos). Certifique-se de deixar de 8 a 10 cm da panela de pressão vazia (para comportar os vapores). Leve ao fogo alto até começar a chiar e abaixe o fogo. Depois marque 20 minutos. Quando passar o tempo, retire a panela do fogo, espere esfriar um pouco e molhe a lateral da panela até sair toda a pressão. Abra a panela e veja se os grãos já estão macios. Se precisar coloque um pouquinho mais no fogo. (foto 1)

Observação: Dá para cozinhar o feijão em panela comum sem pressão, mas vai demorar umas três a quatro vezes mais do tempo necessário.

Dica: No post de Como Limpar a Prataria recebi um comentário do Orlando dando uma dica de como cozinhar feijão de uma forma diferente. Achei bem interessante, principalmente para quem tem medo de tirar a pressão da panela antes de abrir, veja como ele faz:

“Deixe – o feijão – cozinhar em fogo alto, quando pegar pressão, conte cinco minutos e desligue o fogo.
Não abra a panela, pois o calor ira dar continuidade ao cozimento, quando esfriar ou mornar a panela, ai sim abra a panela e o feijão estará cozido e macio!!”

Como congelar feijão

Se você não quiser congelar o feijão pule para o tópico de como temperar feijão. Mas, se você gosta de comer feijão fresquinho ao invés de requentado, congelar é uma boa dica.  assim quando você quiser comer feijão basta tirar do freezer, temperar e pronto o feijão fica com gosto de fresco.

Para congelar coloque o feijão em potinhos que tenham tampa (não encha muito, deixe um espaço) (foto 2), leve à geladeira (aberto) tempo suficiente para esfriar, tampe, coloque uma etiqueta com o nome e a validade e leve ao freezer (foto 3). A validade é de três meses no freezer.

Dica: Congele porções pequenas, que você vai usar no dia. NUNCA recongele nenhum alimento, ele perde o valor nutritivo.

Como Descongelar Feijão

Retire o potinho de véspera do freezer e deixe na geladeira, de manhã vai estar descongelado. Ou coloque o feijão em uma panela, coloque um pouquinho de água e leve ao fogo para descongelar. Ou coloque o potinho no micro-ondas na potência descongelar e depois é só temperar.

Como Temperar Feijão

Como cozinhar feijão

Você deve temperar o feijão assim que ele estiver cozido ou assim que ele estiver descongelado.

Ingredientes

Feijão

Alho

Cebola

Folha de louro

Sal

Óleo

Modo de Preparo

Pique a cebola (ou rale) e amasse o alho (foto 2). Depois coloque o óleo em uma panela, frite o alho e em seguida acrescente a cebola. Eu gosto de fritar bem o alho, mas a cebola gosto que só murche um pouquinho (foto 4). Então, deixe a cebola fritar menos que o alho. Acrescente o feijão, sal e a folha de louro. Se precisar, acrescente um pouquinho de água também (foto 5). Deixe ferver e abaixe o fogo. Agora você vai deixar uns 15 a 20 minutos para o caldo engrossar (foto 6). O tempo vai depender de como você gosta. Aqui em casa não gostamos do caldo muito grosso não. Não tampe a panela.

Observação: Use a quantidade de ingredientes de acordo com seu gosto.

Dica: Se quiser temperar o feijão com bacon e linguiça faça assim: Coloque o bacon picado na panela com um tiquinho de óleo e deixe fritar, acrescente linguiça calabresa fatiada e frite mais um pouco. Retire o bacon e a linguiça e reserve. Na gordura do bacon frite o alho e a cebola. Depois volte o bacon e a linguiça para a panela, junte o feijão, o louro e o sal e leve para ferver como falei acima.

Eu sei que são muitos passos, mas é que fiz o post bem detalhado. No dia a dia você vai ver que é bem fácil.

O importante é ter calma e tentar.

Você faz feijão em casa? Então deixe mais algumas dicas aqui nos comentários de como você faz.

Quem nunca fez, tenta e depois me conta.

 

Comments

  1. sonia says

    Olá Patty

    Achei muito legal você ter mostrado no passo a passo a importância de se colocar o feijão de molho, porque hoje com a vida muito corrida, e a mulher com funções múltiplas está deixando de lado essa prática, e isso é importantíssimo, pois ficando de molho, o feijão também elimina na água substâncias que são nocivas à saúde.

    Bjs.

  2. Maci Nogueira says

    Minha avó colocava o louro junto com o feijão no cozimento. A casa ficava com um cheirinho delicioso (para quem gosta, é claro). Ela também usava banha de porco, no lugar do óleo. Coisas de avó…. As suas informações são de muita utilidade, há sempre uma entrelinha que havia passado despercebida pra mim. Grande abraço

  3. says

    Maci é verdade tem gente que gosta de colocar o louro na panela de pressão junto com o feijão. Eu pessoalmente acho que o sabor fica muito forte, mas muita gente gosta.
    O pessoal de Minas Gerais e as pessoas mais velhas gostam mesmo de colocar a banha de porco. Fica super saboroso, mas nesses tempos de alimentação saudável eu prefiro colocar óleo e bem pouco, mas que com banha é bom, é. Fazer o que, rs.
    Beijos e bom domingo

  4. Amanda says

    Onde estou morando atualmente (Aracaju) ainda não encontrei um feijão que eu ache bacana. Eu fazia assim como vc faz, deixando de molho a noite, e cozinhava por 10 min após pegar pressão. Mas o feijão fica todo saindo da casca, não gosto. O que eu faço pra conseguir com que o feijão fique firme, na casca?

  5. says

    Adoro suas dicas e receitas,spre é bom aprender.Meu marido gosta que eu coloque os talos do repolho no feijao.
    Obgd.por compartilhar conosco suas dicas e deliciosas receitas..Sucessos! Beijao.

  6. Natalia says

    Patty…todas essas suas dicas servem para qualquer tipo de feijão? Tipo o feijão branco, pode seguir todas as dicas?
    Beijocas.

  7. Fernanda Borela says

    Ai que delicia. Aqui em casa usamos muito tempero proto sabe, eu não gosto, mas o marido…rs!
    Só que agora, meu filho com 7 meses, está começando a comer, e o ideal é que seja temperos naturais.
    Vou ver se mudo as coisas aqui em casa 😀
    Vou fazer assim, e vamos ver se o marido aprova ^^
    Interessante questão sobre os gases, eu nem imaginava, vou testar!

  8. says

    Fernanda tenta deixar uns temperinhos caseiros prontos na geladeira e também umas misturinhas de ervas e sais temperados. Tem umas receitinhas aqui no blog. Ainda mais para você usar para a comidinha do bebê, tem que ser tudo muito natural e fresquinho, né?
    Beijos

  9. Fábio says

    Olha, gostei muitíssimo. Estava mesmo precisando de algumas dicas. Só tenho uma pequena dúvida, de valor nutricional. Um dos benefícios de se comer feijão, além dos aminoácidos que ele contém que complementam o arroz, é o ferro. Quando deixamos ele de 4 à 8 horas de molho e em seguida jogamos essa água fora, será que não estamos jogando parte desse ferro fora? Se tiverem respostas sobre isso, ficarei grato. Adorei. Página salva nos meus favoritos. Visitarei sempre. Obrigado pelas dicas. Abraço

  10. says

    Fábio eu não sei te dizer se o valor nutricional é afetado quando deixamos de molho, pois não sou nutricionista. O que sei é que tem algumas substâncias que são nocivas que são eliminadas nessa água do molho.

  11. Lígia says

    Olá,
    Estava procurando dicas culinárias e caí aqui no seu blog. Bem legal. Aprendi com minha mãe a cozinhar o feijão já com todos os ingredientes. Hoje resolvi praticar. Está ali no fogão com um cheirinho ótimo. Utilizei sua técnica de deixar de molho, colocar na panela de pressão e deixar por 20 minutos depois que começa a chiar. Depois digo como ficou. Parabéns pelo blog. Virei sempre dar uma espiada.

  12. Luana says

    Eu faco feijao desse jeito mesmo, mas depois de pronto, ele fica com um sabor estranho, porque sera, se faco tudo direitinho?

  13. Nelson says

    E comprar feijão já cozido, não? É mais pratico, simples e fácil, para não falar do tempo e gás que se poupa…

  14. Edina Paes Miranda Vieira says

    Tem como cozinhar ele cozido depois do processo de deixar ele de molho?Porque eu ja ouvi pessoa dizer q cozinha temperado.será que da certo?

  15. Jad says

    Muito util esse post! Foi a primeira vez que fiz e segui direitinho.. graças a Deus foi tudo bem.. o maridão aprovou!!! 😉

  16. daniella says

    Amei as dicas…. toda vez q fazia feijão ele saia duro ou muito mole… ai qdo vinha algum convidado p casa o meu marido q fazia o feijão. .. pq ele sabe fazer bem.. mas com essas dicas vou fazer melhor q ele.. rsrsrs

  17. Sandra Micheline says

    Olá, muito boa a dica! Mais fiquei em dúvida, quando você cozinha para congelar coloca sal? tempera ele com alguma coisa? Ou só coloca tudo quando descongela?

  18. Camila says

    Referente a temperar as porções conforme for utilizar, eu fiz uma vez congelado com tempero e adicionei pedaços de calabresa, fiz 500 gr de feijao , e confesso q o sabor ainda permaneceu.

  19. Pedro Henrique de Jesus Santos says

    Olá, meu nome é Pedro, sou baiano, aqui fazemos o feijão diferente. fazemos tudo o que foi dito aqui, porem de uma forma diferente e fica muito saboroso. Colocamos todos os temperos picados juntos: cebola, alho, tomate, pimentao, cebollinha, coetro. o alho amassamos, mais os outros temperos não, dependendo da pessoa pode amassar os outros temperos. acrescentamos sal. colocamos calabresa e pedacinhos de carne. escolhemos o feijao, deixamos ele de molho por mais ou menos 2 horas. jogamos a água fora e lavamos ele duas ou três vezes. Colocamos vinagre tambem e oleo. o minimo possivel. misturamos tudo isso colocamos na panela e depois jogamos o feijao dentro, colocamos água e depois que pegar a pressao deixamos por 30 a 35 minutos.

  20. says

    Hi! Would you mind if I share your blog with my facebook group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thanks

  21. Marina Iolanda says

    Muito Bom mesmo essa receita, parabéns.. agora,o meu feijão vai fik maravilhoso. ^_^

  22. Thiele says

    Olha só, o meu feijão após congelado, quando descongelo e tempero, fica com gosto de nada
    ..acho prático mas sem sabor. O q estou fazendo de errado? Obg.

  23. adriana says

    Oi flor, é que tdas as vezes q tento fazer feijão dessa forma, meu feijão sai totalmente sem gosto, as vezes coloco um monte de cebola , mas ñ adianta, eu gostaria de saber a quantidade certa de cebola, alho, sal e de louro p 1 xicara de grande de feijão.

  24. Gui says

    Adorei as dicas, mas gostaria de saber se no caso de preparar o feijão preto… Também devo dispensar a água em que o feijão ficou de molho? O feijão não vai ficar desbotado?

  25. Denise Lins says

    Caraca Patty, vim parar na sua página pegando algumas dicas para fazer confeitos para meus doces de casamento e me deparo com esse maravilhoso passo a passo sobre feijão. Tirei todas as minhas duvidas! O digníssimo vai se surpreender com meu feijão (nunca fiz), agora não vou precisar ligar pra minha mãe pra saber kkkk. Parabéns pela página!

  26. Carol says

    Olá, meu nome é Carol. Fiz hoje pela primeira vez com o seu passo a passo… só que quando minha mãe chegou do trabalho ainda nao tava totalmente cozinhado e ela pediu que eu temperasse logo para dar tempo dela comer. ai temperei e como tive que acrescentar agua duas vezes, acabou ficando um pouco sem gosto. Posso temperar amanha novaamente? ou fica ruim? hoje não usei linguiça calabresa…. se eu puder temperar amanha denovo, posso colocar a linguiça também? outra duvida é na quantidade dos temperos. me ajude por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *