Como fazer Puba em casa

Lembra que eu falei AQUI que ia fazer a Puba em casa para tirar fotos e montar um passo a passo? Pois bem, a minha Puba ficou pronta, então vou explicar direitinho como fiz.

São muitas fotos, mas achei melhor colocar todas, pois assim você vê todo o processo. Ficou bem longo, então senta que lá vem história.

Clique em cima da foto para ver maior e depois clique na seta para ver a sequência

Passos

  1. Foto 1 – Descasque a macaxeira (aipim, mandioca), lave e coloque em um recipiente com água, até que ela fique toda coberta. Deixe em cima da pia. O processo vai durar cerca de 10 dias.
  2. Nas fotos 1, 2, 3 você vê o processo de fermentação do aipim com 5 dias, com 7 dias e com 8 dias respectivamente. No oitavo dia, escorra a água e com as mãos, desmanche todo o aipim que vai estar bem mole.
  3. Coloque um recipiente com o escorredor de macarrão, como na foto 5 e despeje o aipim desmanchado. Deixe o recipiente e o escorredor em baixo da torneira e vá lavando a massa até só sobrar as fibras no escorredor, como na foto 6.
  4. Toda a água que passou pelo escorredor vai estar no recipiente de baixo, foto 7.  Deixe este recipiente parado (eu deixei de um dia para o outro) e toda a massa vai se assentar no fundo.
  5. No dia seguinte coloque outro recipiente, com o escorredor dentro, só que desta vez você vai colocar um pano bem limpo dentro do escorredor, como na foto 8.
  6. Retire o excesso de água que está por cima da massa e depois despeje a massa sobre o pano, foto 9. Deixe escorrer bem.
  7. Faça uma “trouxa” com o pano (foto 10) e pendure (foto 11). Eu pendurei na área de serviço em cima do tanque, pois ela vai ficar pingando.
  8. Deixe escorrendo por um dia ou uma noite. Depois é só tirar e colocar em um recipiente e conservar na geladeira. Se tiver bem sequinha, vai durar cerca de 1 mês na geladeira.

Observação:

  • Este é um processo bem trabalhoso, mas para quem morre de vontade de comer um Bolo de Puba, mas onde mora não tem como comprar a Puba pronta, então vale a pena fazer para matar a vontade.
  • Se você deixar o recipiente com o aipim de molho na cozinha, sua cozinha vai ficar com cheiro de coisa “apodrecida”. O melhor é cobrir com um paninho e deixar na área de serviço, que aqui em casa é mais ventilada.
  • A receita do Bolo de Puba está aqui.

Comments

  1. says

    Paty
    Fui lá no link conferir o que é puba, e achei uma coisa muito louca. Paciência tem que ser enorme.
    Parabéns pela sua!!!! Porque não ando com a minha muito grande não.
    Bjs

  2. says

    Patty, eu morro de vontade, mas não sei se terei paciência! Não gosto nem de fazer doces que pedem geladeira, porque é uma agônia para mim!
    Obrigada por ter todo esse trabalho para compartilhar!

    bjs

  3. says

    Nossa, Patty, o processo não é nada agradável…rs! Mas penso que o que se pode fazer com ela vale a pena.
    Bom final de semana!

  4. pedro says

    dia destes na tv falavam em bolo de mandioca.Eu falei a minha esposa sobre “puba”.Ela estranhou.Vou mosatrar a ela. Agora,a paciencia é que são outros quinhentos, hein?

  5. Dora bonilha says

    a primeira parte eu ja diz ,vou esperar pra fazer o bolo amanha, depois eu lhes conto ta.rarararrarra

  6. Aparecida Olliveira says

    Preciso dessa massa puba pra fazer o bolo Souza Leão (receita de Pernambuco), parece ser ótima. Não acho pra comprar na minha cidade, então vou tentar fazer. Obrigado Patty pilas dicas. Só vou usar o que sobrar do caldo, a massa que ficou no escorredor joga fora, é assim?

  7. says

    Eu moro no Canadá e com certeza não existe puba por aqui. Estou desde ontem com uma vontade enooooorme de comer bolo puba, aí pensei: será que dá para fazer a massa em casa? Apelei para o google e encontrei esse blog, do qual já virei fã.

    Obrigada por compartilhar a receita e parabéns pelo cuidado em registrar o passo-a-passo com tantos detalhes.

    Abraços

  8. says

    Obrigada Jucileide.
    Eu gosto muito de ajudar as pessoas, principalmente as que estão longe da terrinha. Nada como matar a vontade de comer Bolo de Puba, Carne do Sol, estas coisas, né?
    Você acha aipim (mandioca) fácil aí?
    Beijos

  9. pollyanna says

    que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaa HUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM EUUUUUUU AMOOOOOOOOO MASSSSAAAAAAAAAAAA OUBA E SO FAZER COMO CUS CUSSSSSS

  10. Naja says

    Que maravilhaaaa…. EU moro na California a muitos anos e sinto tanto a falta do meu bolo souza leao que so presta se for feito com massa puba. Aiii vou fazer hoje mesmo. Thanks.

  11. Naja says

    Sou Pernambucana sim. Moro fora do Brasil, mas carrego comigo as minhas raízes. Já comecei o processo da massa puba hoje mesmo. Tomara que de certo.
    Beijos.
    Naja Menezes.

  12. Cris Vlz says

    Meus avós sao de Bezerros e se mudaram pra MG. Là seguiram a tradição: fazer massa puba, manteiga, queijo e requeijão para vender. Eu era muito pequena ainda, mas minha familia diz que ele fazia tbm o bolo Barra Branca da massa puba e vendia muito e exportava para SP.
    Este fim d semana estou seguindo sua receita de massa puba e tudo segue bem, em dois dias estarei fazendo meus bolos pra relembrar minhas tias. È o sangie nordestino nas veias embora eu sou de MG.
    Obrigado pela receita e fotos, foi o ùnico site que eu encontrei bem passo-a-passo.

  13. says

    O que mais me encantou na receita foi o carinho e o respeito com que a pessoa escreveu.

    Realmente ela nao escondeu nada . Toda a receita bem escrita com esmero.
    Minha irmã foi conhecer o nordeste e trouxe o bolo de puba.
    Amei! Muito gostoso.
    Agora a receita e trabalhosa.
    Da trabalho. Quem tiver a fim . Pela receita nao vai errar.
    E vai saborear um bolo divino.

  14. says

    olha eu fiz uma besteira mas ainda bem que eu vou aproveitar a massa para FAZER BOLO.EU DEIXEI O AIPIM DE MOLHO MAS NAÕ TIVE PACIENCIA DE ESPERA ELA SE DESMANCHA EU FUI E COLOQUEI NO LIQUIDIFICADOR VIROU UMA FARINHA FINA .AGORA SO REATA FAZER PAPA E BOLO.MAS EU QUERIA MESMO E FAZER E O CUSCUS.MAS EU VOU TORNAR A COMPRA O AIPIM E VOU IFAZER O PROCESSO CORRETO .CHAUUUUUUUUUUUUU.

  15. Leilah says

    Nossa… estou louca para fazer.. tem cheiro e sabor de infancia o bolo de puba…
    obrigada por compartilhar conosco esta receita maravilhosa.. fico agradecida pelo
    carinho.. e gostaria de saber quanto a quantidade de mandioca para 1 kg de puba..
    bjs…

  16. says

    Vai variar muito Leilah, pois dependendo do tipo de mandioca vai render mais ou menos. Mas, com certeza vai precisar de mais do que dois kgs de mandioca crua.
    Abraços

  17. Adylah says

    Ualll ainda bem que eu achei como se faz a massa Puba, estou cheia de vontade de comer. Sou da Bahia e moro em Portugal e aqui não tem essas coisas. Ainda bem que existe a internet!!
    Obrigadão por ajudar a mim e a estas outras pessoas a matarmos a nossa vontade! Bjss

  18. Sebastiao says

    Por favor;

    Estou fazendo a puba,mas não tem que lavar bem a massa para sair o cheiro?
    EX: Depois de peneirado, já no pano, lavar bem em baixo da torneira,depois espreme-la e deixar escorrer bem?
    Gostaria de nais detalhes sobre isso, pois acho que assim o cheiro sai um pouco.
    Pode responder no meu email?

  19. Sebastiao says

    ok. Entendi, mas ali voce lava para a massa passar para outro recipiente, massa essa que vc vai aproveita-la ok? As fibras são descartadas?
    Qdo vc faz essa lavagem vc retem toda a agua e a massa que passa no escorredor, essa massa então que eu pergunto que quando ja num novo pano ou saco (fotos 7 a 10), não deve ser enxaguada outra vez, pois é assim que minha mãe fazia quando eu era criança e agora, ja se passou muito tempo não me lembro direito
    Desculpe insistir, mas é que gosto de fazer sempre os melhores pratos dentro do meu amadorismo culinário.
    Mais uma vez muito obrigado.

  20. Jo says

    Oi Patty, na busca pelo modo de preparo da Puba no inevitável google, fui direcionada para cá e estou gostando do que vejo. Só fiquei com uma dúvida pequena: a água para a fermentação dos 10 primeiros dias é sempre a mesma ou deve ser trocada diariamente? Obrigada desde já, parabéns e obrigada pelo registro fotográfico.

  21. Naja Menezes says

    Ola Patty. Acho Macaxeira por aqui na com facilidade sim. Acho a Macaxeira congelada, ou fresca com casca. Fiz a massa puba, e fiz meu bolo souza leao. Aff foi tanta da gente a vim comer esse bolo. Ohhh que maravilha.

  22. Naja Menezes says

    Ola Patty. Acho Macaxeira por aqui na California com facilidade sim. Acho a Macaxeira congelada, ou fresca com casca. Fiz a massa puba, usei a macaxeira fresca, e fiz meu bolo souza leao. Aff foi tanta da gente a vim comer esse bolo. Ohhh que maravilha.
    Obrigada. Bjs.
    Naja

  23. selma says

    Nooooosssaaaa… agora fiquei com dó de mim…kkkkk
    Nem vou contar como fiquei sabendo do tal bolo de mandioca que ficava 8 dias na água até apodrecer, pois a história é longa.. mas a questão é que eu tentando fazer a tal massa joguei toda a puba fora e fiquei só com o bagaço da mandioca, e achei que ia dar para fazer o bolo.. então entrei no google para pegar uma receita de bolo puba, até achar este site e ver que fiz tudo errado… que vergonha…bendita internet..

    Agora vou fazer certinho.
    Obrigada Patty

  24. says

    kkkk, desculpa Selma eu rir, mas lembrei daquela frase “jogou o filho fora e criou a placenta”. Mas, é que quando vamos lavar só escorre a água mesmo e o que vai sobrando é o bagaço. Mas, se você reservar a água vai ver que com o tempo a água vai decantar e formar a massa em baixo.
    Agora você vai fazer direitinho.
    Beijos e desculpe a brincadeira

  25. Valquiria says

    Adorei seu blog.
    Vou comprar a mandioca e fazer essa massa . Tô com agua na boca pensando no Bolo de Puba.
    Sou paulistana e completamente apaixonada pela Bahia e pelo nordeste. Comida boa ,gente simples e hospitaleira, é tudo de bom.
    Obrigada pela receita.
    Beijo.

  26. Ana says

    Ameiiiiiiiiii!!!!!!!!!! brigado pela receita aqui onde moro (Rio de Janeiro) a massa puba é muito cara, não axei dificil de fazer brigadooooooooo!!! não compro mais agora faço em casa .

  27. maria elba de oliveira says

    Excelente a maneira como você explicou para fazer a puba, eu fiz ficou ótima, obrigada!!!

  28. ELZIRENE says

    eu amo bolo e mingau de puba, moro em goiania e aqui o povo não sabe nem o que e.como sinto falta dessa massa,e não lembrava mais como fazia.pois era criança quando minha mãe fazia ai que saudade.agora sim, vou fazer flor brigada por ensinar a fazer a puba. nossa estou muiiiiiiito feliz. o resultado e tão maravilhoso que vale a pena o trabalho.ah e como vale bjão.

  29. says

    Que satisfação saber que agora você vai poder fazer puba em casa Elzirene. Quando você fizer, me conte, ok? Gosto de ter esse retorno. Obrigada por deixar um comentário e volte sempre por aqui.
    Beijos
    Patty

  30. Livodolc says

    Patty, gosto muito da sua forma simples de se expressar.
    Você tem uma receita para um bolo de frutas (fruit cake), uma espécie de panetoni, mas mais para bolo que para pão? Se é que estou sendo claro na pergunta.
    Obrigado.

  31. edilene panchoni says

    minha mandioca ficou 20 dias e não amoleceu, joguei fora e to começando tudo de novo. vou conseguir minha vontade é maior que tudo.

  32. marcia maria says

    ola colega. um detalhe que eu não percebi. que quantidade de mandioca para certa quantidade de puba. exemplo 2 kg de mandioca descascada para 1 kg de puba. entendeu?

  33. Mria Consuelo C Lagnese says

    quando eu fui no Brizil eu comi obolo souza lehao para foi uma esperiencia maravilhoza eu nunca tenha esperimentado adorei agora consequi a receita ao me emporta se da trabalho vo fasse a massa puba nao sei se ja tem aqui em Maryland Usavou pesquiza adorei

  34. Fernanda Guimarães de Carvalho says

    Oi Patty, adorei sua receita e pretendo fazer. Uma pergunta: qual a consistência certa do bolo depois de assado? Abraço

  35. gilvanete says

    Essa e a primeira vez que busco como fazer massa puba. Vendo o mercado latino em Los Angeles encontrei muitas ervas e vegetais que me levaram de volta a minha infancia em Alagoas. O cheiro de frutas e legumes frescos despertou em mim o desejo de saborear os deliciosoos pratos feitos com massa puba. Que bom que encontrei esse site e estou tentando ver como vai ser o resultado da minha massa. Escreverei de volta com detalhes e agradeco desde ja pelas instrucoes. Ah! tambem encontrei caju.

  36. Thaizy says

    Meu pai chegou com um pacotinho de puba em casa fiquei apavorada pq não sabia o q fazer. Então achei vcs e tudo se resolveu. Obrigada!! A Receita de bolo e o Mingau ficaram ótimas. Pai amou!!! Sua explicação fez toda difereça. PARABÉNS.

  37. Keles says

    Olá adorei a explicação, foi a primeira vez que fiz, sou louca por bolo de puba então resolvi me arriscar, gostaria de saber se esse cheirinho de azedo quando ela está secando é normal? obrigado

  38. Alaécio says

    Legal, sou do vale do jequitinhonha mais moro em santa catarina e aqui não tem, isso me traz lembranças da infância na fazenda dos meus avós. E vc pegou leve quando falou que fede podre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>