Vocês lembram que eu comentei por aqui sobre a importância de reduzir o consumo de glúten na alimentação? Pois bem, hoje quero aprofundar um pouco esse assunto e apresentar uma substituição super nutritiva, saborosa e versátil: a batata-doce, que pode ser uma excelente alternativa ao tradicional pãozinho do dia a dia. Depois vou te mostrar como fazer um delicioso Chips de Batata Doce.
Muita gente está buscando reduzir ou até eliminar o glúten da dieta — seja por intolerância, sensibilidade ou simplesmente para melhorar a digestão e a qualidade da alimentação. O problema é que, quando tiramos o pão, muitas vezes ficamos sem ideias do que comer no café da manhã ou no lanche da tarde. E é aí que entra a batata-doce!
A batata-doce é uma raiz rica em carboidratos complexos, que fornecem energia de forma lenta e constante, evitando picos de glicose no sangue — o que é ótimo para quem tem resistência à insulina, diabetes ou quer manter os níveis de açúcar mais equilibrados. Além disso, ela tem um índice glicêmico mais baixo do que o pão branco, por exemplo.
Mas os benefícios não param por aí! A batata-doce também é:
- Fonte de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e aumentam a saciedade.
- Rica em vitamina A, fundamental para a saúde da pele, dos olhos e do sistema imunológico.
- Contém vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo e o bom funcionamento do sistema nervoso.
- Possui minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.
- Tem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando na prevenção de doenças e no envelhecimento precoce.
Ela pode ser consumida de várias formas: cozida, assada, grelhada, em purês, bolinhos, panquecas, waffles e até como base de pães e massas sem glúten. No café da manhã, por exemplo, você pode comê-la fatiada com um fiozinho de azeite e orégano, ou até fazer uma pastinha de batata-doce com frango desfiado, atum ou ovos mexidos.
Nela podemos encontrar o cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, vitamina C, vitamina E, compostos bioativos, entre outros. Além disso, é rica em carboidratos com baixo índice glicêmico. Quer saber o que isso significa? São carboidratos de absorção lenta que controla a glicose sanguínea, evitando resistência insulinica e o amido resistente presente comporta-se como uma fibra solúvel retardando a absorção de gorduras e açucares.
Dessa forma podemos perceber que a batata doce nos traz inúmeros benefícios ao nosso organismo como: função alcalinizante, antioxidante, antiinflamatória. Prevenindo assim o desenvolvimento de várias doenças crônicas.
E que tal variar um pouquinho e consumi-lá de uma forma diferente e deliciosa?
Segue abaixo uma receitinha para que vocês possam substituir o pão do café da manhã, a batata frita do almoço ou comer como um lanchinho de forma super saudável. Vamos fazer sempre trocas que beneficiem a nossa saúde, combinado? Espero que testem e gostem.
Batata Doce Chips
Ingredientes
Batata doce
1 fio de azeite extra virgem
Sal marinho a gosto
Ervas finas para polvilhar
Pimenta (opcional)
Modo de Fazer
Descasque um pedaço grande de batata doce. Fatie no processador em pedaços bem finos. E vá colocando aos poucos na água para não escurecer. Depois que fatiar a quantidade desejada, enxugue a batata com um pano limpo e coloque em um refratário regando azeite de oliva extra virgem. Tempere a gosto com sal marinho, pimenta e ervas finas. Depois coloque para assar no forno ou a air fryer até ficar crocante e delicie-se.
Respostas de 8
Patty, faz parte do meu cardápio, gosto muito. Bjs.
hummm parece delicioso, tenho o mau hábito de comer salgadinhos (chips) e acho que seria uma boa substituir pelas batatas neh, se fica bem crocante..rsrs dah pra enganar a mente…kkkk adorei… vou fazer!! =)
Gosto de fazê-las assadas na “boma apetite” depois jogo em cima um molho com pedaços médios de carne e muito tomate, fica divino. Abreijos….
O que é “Boma apetite” Maria José?
Eu também gosto bastante e estou sempre comendo.
Beijos
Obrigada pela receita saudável.
gosto muito,sempre faço cozidas!!
preciso de sua a juda para eu a judar a melhorar alimentação da minha esposa, pois ela tem tolerância ao glutem e a lactóse