Minha mãe costumava fazer este Bolo de Abacaxi quando eu era pequena, na época não me lembro de chamá-lo de Bolo Invertido, para nós era apenas Bolo de Abacaxi. Me lembra a infância. Até já fiz aqui no blog, só que de Banana e Canela, veja o link no final do post.

O de abacaxi é feito praticamente do mesmo jeito, veja:

 

Bolo Invertido de Abacaxi

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (de chá) de óleo quase cheia (menos 2 dedos)

1   ½ xícaras (de chá) de açúcar

3 ovos

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 abacaxi sem casca e sem miolo, cortado em rodelas

Calda

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Primeiro descasque o abacaxi, corte em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura e retire o miolo. Faça a calda: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, deixe o açúcar derreter e caramelar. Despeje na forma, inclusive nas laterais, arrume as rodelas de abacaxi e reserve.

No liquidificador coloque o leite, o óleo, os ovos e o açúcar e bata. Despeje em uma tigela e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. Misture até obter uma massa lisa, não precisa bater. Acrescente a baunilha e misture. Junte o fermento e delicadamente incorpore à massa. Despeje a massa na forma com o abacaxi e leve ao forno médio por mais ou menos 35 minutos. Espete um palito, se ele sair limpo, o bolo está bom. Se o palito sair sujo, deixe assar um pouco mais.

Desenforme o bolo ainda quente.

Dicas:

  • Você pode colocar uma ameixa ou uma cereja em calda no lugar onde ficava o miolo do abacaxi, minha mãe colocava e fica lindo.
  • Desta vez  fiz a receita duplicada, por isso meu bolo está maior, mas normalmente faço nas quantidades que coloquei nos ingredientes e uso uma forma de 30 cm de diâmetro para assar. Se quiser fazer um bolão, como eu fiz, basta multiplicar a quantidade dos ingredientes por dois.
  • Cuidado na hora de desenformar o bolo, ele vai estar quente e pode lhe queimar. Todo o cuidado é pouco.

O de banana que falei acima está aqui:

Bolo Invertido de Liquidificador: Banana com Canela

27 respostas

  1. patty,mais uma das muitas vezes te parabenizo,olha eu sempre erro no ponto da calda,mas vou tentar fazer pra ver se eu acerto,esta receita é fantástica ,bjsssssssssssssssss

  2. Rita
    Se tiver dúvida com relação a calda, tire sempre que começar a mudar de cor, ela vai ficar mais clarinha, mas fica gostosa. Agora, se você deixar com a cor muito forte, corre o risco de amargar.
    Beijos
    Patty

  3. Olá…. posso adicionar leite condensado na massa….?? uma vez fiz mas ñ me lembro passo-a-passo da receita lembro que ficou gostosa e comi morninha,,,

  4. lembro muito da minha infância pois minha mãe fazia esse bolo, mas com banana… um dia eu e minha irmã resolvemos fazer de abacaxi e ficou mto bom… de maça tbm fica mto bom… eu estava louca pra fazer esse bolo mas eu não sabia da receita e nem minha mãe se lembrava mais… agora sim vou fazer… estou amando seu blog… estou começando a trabalhar com confeitaria e estou pegando dicas ótimas aqui…

  5. Amo cozinhar, mais amo mais e a parte doa doces, posso não cozinhar muito bem, mais amo o que faço,mais o que mais gostaria era de ser uma super boleira , e eu amo esse bolo de abacaxi.

  6. Amo este bolo mais devo ter errado na calda porque na hora de desenformar, o abacaxi ficou na forma, só desceu o bolo agora não sei sei to achando que pode tersido a calda… mais ta maravilhoso a massa foférrima e o sabor esesplêndido,só não ficou bonito porque eu tive que montar o abacaxi em cima do bolo!!kkkkkkkkkkk

  7. Fiz o bolo,estava com uma imensa vontade de comer bolo de abacaxi, infelizmente a minha calda ficou ruim o que deixou o sabor amargo…Tentarei fazer novamente a receita.Obrigado por compartilhar a receita!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.