Cozido de Carne com Pirão

Receita de cozido de carne com legumes e pirão à moda baiana.

Direto ao ponto

Quando eu era pequena quase todo sábado na minha casa tinha Cozido com Pirão. Porque todo sábado? Porque sábado era o dia da feira então era o dia que tinha mais variedades de legumes lá em casa, pois minha mãe comprava na feira.
Aqui em Garanhuns a principal feira é no sábado também, mas ultimamente temos feito feira na quinta-feira, que é uma feira menor no bairro de Heliópolis. Então, em muitas quintas-feiras aproveito para fazer cozido aqui em casa.

Cozido de Carne com Pirão

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de óleo

3 dentes de alho amassados

1 cebola grande picada

1/2 pimentão picado

1 kg de carne picada em tamanho médio (acém ou ponta de peito)

1 colher (de sobremesa) de colorau

1 e 1/2 colher (de chá) de sal (ou a seu gosto)

2 colheres (de sopa) de extrato de tomates

2 batatas inteiras

2 batatas doce descascadas e cortada ao meio

2 cenouras sem casca cortada ao meio

1 chuchu cortado no sentido do comprimento

2 pedaços médios de abóbora

1/2 repolho inteiro cortado ao meio

8 quiabos inteiros

2 bananas da terra

Farinha de mandioca quanto baste

Modo de Preparo
Refogue o alho, a cebola e o pimentão no óleo na panela de pressão. Depois acrescente a carne, o colorau, o sal e o extrato de tomates e continue refogando. Cubra a carne com água fervendo, feche e deixe pegar pressão. Deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Deixe próximo uma panela com água fervente para ir acrescentando à medida que for precisando. Desligue a panela, tire a pressão, abra, junte as cenouras, as batatas, batatas doce. Acrescente mais água. Deixe ferver por 5 minutos e acrescente a abóbora, o chuchu e o repolho. Quando estes legumes estiverem quase macio acrescente as bananas e o quiabo e deixe cozinhar. Quando todos os legumes estiverem cozidos, retire com cuidado e vá arrumando em uma travessa e do outro lado da travessa coloque a carne.
No caldo que sobrou na panela vá polvilhando a farinha aos poucos, mexendo sem parar, para não embolar. Se preferir um pirão mais mole coloque menos farinha, se quiser mais duro acrescente mais farinha. Coloque o pirão em outra travessa e é só servir.

Minha sugestão:
Faça o pirão na hora de servir, fica mais gostoso.
Ofereça o pirão às crianças, elas adoram e é muito nutritivo, pois a carne e todos os legumes foram cozidos no caldo que ele foi feito.

Dica:
Faça só um arroz branco e pronto, sua refeição está completa.

Obs. Eu sei que tem outros tipos de cozido, inclusive com carne seca, paio, linguiça, mas normalmente costumo fazer este que eu comia sempre na minha Bahia querida.

Ah sim, neste dia eu usei a cebola roxa:

9 respostas

  1. Quando criança também comia esse cozido, é realmente delicioso. A apresentação da receita ficou perfeita, incluindo as fotos, parabéns!

  2. Parabéns pela receita! Já fiz, mas fiquei com uma dúvida: depois de aberta a panela de pressão, os legumes devem ser cozidos com ela fechada? Obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.