Doce de Leite

Doce de Leite de Forno

A forma de fazer este Doce de Leite no forno é muito prática e o resultado é delicioso.

Hoje vou ensinar a você a fazer uma sobremesa com 1 (um) ingrediente apenas, super fácil de fazer e rápido: Doce de Leite de Forno. Quem me segue no Instagram viu eu ensinando, mas, aqui, está a receita com detalhes e dicas.

Para fazer esta receita, você vai precisar de uma travessa ou forma, que possa ir ao forno e servir na mesa. Isso porque, não desenformamos este Doce de Leite.

Não existe uma quantidade certa de leite condensado para esta receita. A quantidade vai depender da capacidade da sua travessa. Para esta receita, conforme mostro no vídeo, utilizo duas latas de leite condensado.

Técnica de Cozimento Banho-Maria

Note que vamos cozinhar o leite condensado, para se transformar em doce de leite, usando a Técnica de Cozimento Banho-Maria. Esta técnica é conhecida no mundo todo pela expressão francesa bain-marie, o banho-maria é uma técnica de cozimento à base de calor indireto. Ela é utilizada para preparar alimentos que não podem ferver e que exigem um cozimento lento e uniforme, sem o alto aquecimento que acontece com o contato direto com o fogo.

Você pode servir o doce de leite morninho na travessa, como sobremesa para um almoço ou jantar. Também pode colocar na geladeira, após revestir a travessa com filme de PVC ou papel alumínio. Fica MA-RA-VI-LHO-SO servir este doce de leite com queijo minas frescal.

Doce de Leite de Forno

Ingredientes:

2 latas (395g) de leite condensado

Tempo: 1 hora de forno médio

Utensílios:

Travessa de vidro ou cerâmica (que vá do forno para a mesa)
Assadeira Tamanho 4
Papel alumínio

Assista ao vídeo abaixo para ver mais detalhes e dicas:

Modo de Preparo

  • Em primeiro lugar, preaqueça o forno em médio e aqueça 1 litro de água;
  • Em seguida, despeje as duas latas de leite condensado na travessa (forno e mesa);
  • A dica é não encher muito a travessa. Portanto, deixe um espaço livre de 1 e 1/2 centímetros para quando for ao forno não derramar;
  • Cubra a travessa com papel alumínio de forma que as bordas fiquem bem fechadas, para não derramar o leite condensado quando estiver no forno. Tenha o cuidado para que o papel alumínio não encoste no leite condensado;
  • Coloque a travessa dentro de uma forma maior. Preencha com água fervendo até o nível da metade da travessa;
  • Leve ao forno médio por 1 hora para cozimento em banho-maria. Após os primeiros 30 minutos, observe se a água não secou. Se estiver com pouca água, complete com água fervente.
  • Decorrido 1 hora de cozimento por banho-maria, pode tirar a travessa do forno e deixar esfriar. Retire o papel alumínio e sirva.
  • Observação: Caso queira o Doce de Leite com uma consistência mais dura, deixe no forno por mais 30 minutos. O tempo de 1 hora de cozimento por banho-maria, conforme mostro no vídeo, deixará o Doce de Leite em uma consistência cremosa.

Para saber sobre os tamanhos de formas, medidas e pesos, acesse:

2 comentários em “Doce de Leite de Forno”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.