Categorias
Em Outras Cozinhas Geral Peixes e Frutos do Mar

Moqueca Capixaba da Tia Márcia por @manusen_

Olha que email mais legal este que recebi da Manu Stein (@manusen_). A manu é uma querida que sempre fala comigo no Twitter. Ela está montando a casinha dela, comprando os móveis, eletrodomésticos, louças, lençóis, tudinho. Ô coisa boa!Ela até já me prometeu uma fotinha da cozinha quando estiver prontinha.
A Manu tem aprendido, principalmente com a tia Márcia a fazer umas gostosuras e esta moqueca foi uma delas.
“Patty, segundo minha linda tia Márcia, ‘fazer moqueca é um troço muito besta’, mas eu não acho isso não!
Olha não falei das quantidades, porque isso é uma coisa que já é de família, a gente cozinha com as quantidades ‘no olho’, ou seja, vai de olhômetro mesmo. Quando estou lá em casa, uma das coisas que mais gosto de fazer é ver a tia Márcia cozinhando. Eu aprendo muito só de olhar.

A panela TEM que ser de barro. Eu não sei nem imaginar a cocção de peixes em panelas comuns.

O tomate, sempre aquele menorzinho, tomatinho lindo que eu amo! Mas sem ser daquele mais miudinho, que é um pouco adocicado, perfeito pra saladas (eu mesma como uma caixinha dele vendo tv, é muito delicinha). Cheiro verde, coentro,cebola e alho, estalando de tão fresquinhos, nem preciso falar, né?

Tempero é o segredo, não poupe quantidades, mas também não coloque uma overdose de alho. Pode colocar BASTANTE, mas com bom senso. Como eu disse, as quantidades eu só sei dizer se está bom se eu estiver vendo.
Pra finalizar, o acompanhamento ideal pra essa delícia é arroz branco e pirão.”

Ela tirou algumas fotos e me mandou.Vamos ver:

Moqueca Capixaba da Tia Márcia
“Aqui a moqueca pronta, fumegandoe segundos antes de ser devorada!”



“Aqui são as cabeças dos peixes(esse dia era badejo) com bastante cheiro verde, coentro, tomatinho, cebola ealho. Isso vai ser o pirão. É só esperar ferver, aí as coisas (cheiro verde,tomate…) dissolvem, então basta tirar as cabeças e ir acrescentando aos poucosa farinha de mandioca, pra ‘dar a liga’ no pirão.”
 

Essas são as lindas postas, demolho apenas em água e limão (a gente usa preferencialmente o limão galego).Ela recomenda fazer isso antes de qualquer coisa, pra dar tempo do peixe perderaquele cheiro forte e ficar com uma consistência mais gostosa.”




 
 

“Estes são os deliciosos tomatinhos (esse não é aquele que parece uma cerejinha não, mas é um bem pequenino também, é o melhor pra preparar peixes) – e pode acreditar, usar esse tomate vai fazer toda a diferença.”

 
“Essa é a moqueca montada,prontinha pra ir ao fogo. No fundo, bastante alho bem socadinho (bastantemesmo), cebola em fatias bem fininhas, azeite de boa qualidade, açafrão ecolorau na medida certa e por cima as postas e bastante tomatinho, cheiroverde, coentro e mais um pouco de cebola. É só dar um misturada, sem levar aofogo ainda, pra dar uma incorporada nos ingredientes.”
 
“Essas são as amadas, tia Márcia e minha mãe(a loira).”
 
Valeu Manu, adorei conhecer um pouquinho mais você, sua mãe e sua tia. Quanto à moqueca, esta é um caso a parte, deliciosa. O problema é que fiquei aqui morrendo de vontade. Agora vou ter que fazer.

10 respostas em “Moqueca Capixaba da Tia Márcia por @manusen_”

Nossaaaaa
Adorei que a receitinha foi publicada!!! Quando a tia rcia chegar em casa, vou mostrar pra ela, e ela vai ficar toda boba!!
Agorinha ela saiu pra fazer o quentão da festa junina de uma escola aqui de Vix, é mole?

/beijão!

Patty do céu, essa é a verdadeira moqueca capixaba!
Comi todinha com os olhos…rs!
Outro dia fiz aqui uma moquequinha… se é que depois dessa se possa chamar de moquequinha, qualquer coisa que não seja exatamente igual…rs…mas a que fiz foi de, merluza, bem simples, só para testar uma receita que vi…ficou muito boa também, vou postar qualquer dia desses!
Bjuss minha linda, e ótimo fim de semana procê!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.