Salada de Cuscuz Nordestino

Deliciosa salada feita com sobras do cuscuz de milho, aquele típico da região nordeste.

Direto ao ponto

Eu não disse que eu fazia muitas receitinhas com o cuscuz que sobra do café da manhã? Então, oia eu aqui traveis.

Todo mundo sabe que na mesa de todo nordestino que se preza tem cuscuz. Não aquele branquinho, de tapioca, do Rio de Janeiro, nem o todo temperado, de São Paulo, mas o de milho bem amarelinho e fofo.

Se você não mora por aqui mas é chegado em um cuscuz nordestino corre aqui que dou as dicas de como preparar: Mini Cuscuz Nordestino

Vamos ver a receita então:

Salada de Cuscuz Nordestino

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de sobras de cuscuz

3 colheres (de sopa) de suco de limão

3 colheres (de sopa) de azeite extra virgem de oliva

2 tomates picados

1/2 cebola ralada

2 colheres (de sopa) de coentro picado

1/2 xícara (de chá) de azeitonas em rodelas

Sal a gosto

Modo de Preparo

Com a ajuda de um garfo amasse as sobras de cuscuz, que deve estar frio,  até que ele fique todo soltinho. Agora é só juntar todos os ingredientes e mexa muito bem. Deixe 5 minutinhos na geladeira, fica muito melhor.

Obs. 1 – Olhando a foto, não é que ficou parecendo o couscous Marroquino, mas não é gente, é o Nordestino mesmo. O Marroquino é feito com sêmola de trigo enquanto que o nordestino é feito do milho.

Obs. 2 – Quando fiz esta salada nem almocei, melhor dizendo meu almoço foi ESTA SALADA, verdade, gostei tanto que só almocei ela, pode Bial?

 

Aqui tem outra idéia para reaproveitar sobras de cuscuz:

Bolo de Cuscuz

19 respostas

  1. Patty, adoro passar aqui no teu blog. Só me deparo com comida boa e que comia aí no nordeste, que saudade! Cuscuz é o que mais faço aqui em casa. Mês passado, por milagre dos céus, achamos feijão verde numa ferinha. Corri até aqui para lembrar como era feito.
    Bjs
    http://tataecoisasetal.blogspot.com

  2. Menina!!!!!!!! Aqui em Aracaju essa saladinha de cuscuz é o que há!! Só que eu costumo colocar sardinha, frango desfiado, calabreza ou o que a imaginação mandar (ou o bolso permitir hihihi…). Dessa forma vira prato único!!
    Lindo blog! Sou fã!
    Abraços

  3. Afff, que delícia Patty… desde que fui pela primeira vez a Pernambuco, fiquei fã do cuscuz… até comprei a forma. Vira e mexe estou fazendo aqui.
    Essa idéia é ótima, vou testar, o seu ficou com um aspecto muito tentador cheguei a salivar…hummmm!!!
    Bjuss!!!

  4. Legal! vivo em Madrid, onde vivem muitos marroquis e infelizmente o cuscus só é ultilizado como prato principal, cozinho e logo faço meu cuzcuz da minha forma, como salada, como craquete, com frango, con peixe. isso que e lindo na cozinha, nao ha limites, vc pode fazer o que queira, vá por ai que esta bem, muita sorte no blog!

  5. Olá Patty,
    Que ótima dica vc deu! Aqui em casa por ser só duas pessoas sempre acaba sobrando comida. O cuscuz quase não faço pq não sei o que fazer dps com as sobras, mas agora eu aprendi. Obrigada! =)
    Bjsss
    Sileni

  6. Olá,

    SOu nova por aqui mas já estou visitando todas as páginas pois virei fã do seu blog.
    Há duas semanas atrás fiz uma outra receita com couscous marroquino que era muito parecida com esta e como eu nunca tinha utilizado couscous sobrou muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiitttooooo couscouz cozido. Guardei em um pote na geladeira e acabei não usando mais.
    Gostaria de saber se você saberia me dizer a validade dele depois de cozido.
    Muito obrigada,
    Elisa

  7. Quando sobra cuscuz eu amasso com garfo, frito bacon, carne seca (charque), alho e cebola, frito tudo e misturo ao cuscuz, depois coloco ovos cozidos bem cortadinhos, coentro picadinho e misturo bem. Fica uma delícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.