No dia 23 de junho, logo após a enchente que atingiu 68 municípios do estado de Pernambuco (sem contar os de Alagoas), fiz um post aqui no blog convocando os que aqui passam, para doar e aos queridos colegas blogueiros fazermos uma blogagem coletiva, lembram? Está aqui: SOS Pernambuco – Urgente

Pois então, já está quase completanto 3 meses deste acontecimento e faz algumas semanas que queria escrever este post contando para vocês o que aconteceu após aquele post e como está a situação hoje.

Primeiro queria agradecer muitíssimo  a todos que leram o post, se sensibilizaram e doaram. Recebi mensagens dizendo que estavam doando, vindas de muitos estados brasileiros (lugares tão longe daqui como Rio Grande do Sul e Amazonas). Obrigada gente.

Recebi também emails e comentários no blog vindo de outros países como EUA, Portugal, Inglaterra e Japão, de patrícios que moram por lá e de moradores locais que se sensibilizaram e retwittaram a mensagem e até fizeram posts em seus blogs e divulgaram os postos de arrecadação. Não tenho nem palavras para agradecer.

E queria agradecer também, a meus colegas blogueiros e twitteiros que a partir do momento que enviei o selinho, que está aí em cima, da blogagem coletiva, começaram a fazer posts a respeito, principalmente divulgando os postos de arrecadação pelo Brasil a fora. Fizeram realmente uma corrente do bem, inclusive doando também. Já agradeci a todos na época, mas quero agradecer novamente. Obrigada de coração e que vocês recebam em dobro.

Aqui algumas fotos da época, bem poucas:

Doações recebidas na Rádio Jornal

O exército levando as doações da Rádio para distribuir nos municípios da região

O caminhão da Jatobá (Indústria de Bebidas daqui) passou aqui em casa para pegar as doações que estavam aqui (a sala estava cheia)

A Jatobá além das cestas básicas que doou, fez uma coisa bem legal, encheram as garrafas PET (eles fabricam refrigerantes também) com água mineral, foi bom, pois em muitos municípios afetados pela chuva não tinha água potável.

Agora aqui em baixo algumas fotos dos momentos de entrega das doações em alguns municípios aqui próximos. Vi famílias inteiras indo participar destas entregas, os clubes de jipeiros daqui fizeram verdadeiras expedições para levar mantimentos e material de limpeza. Tinham lugares que ficaram isolados que até para os jipeiros foi difícil chegar.

Agora dia 09 de setembro, quase 3 meses depois desta grande chuva, as coisas ainda não se normalizaram nos municípios atingidos. No último final de semana de agosto, por exemplo, o rio Mundaú voltou a subir e a assustar a cidade de Correntes. Em Palmares as pessoas ainda estão tirando os documentos (RG, Certidão de Nascimento, etc…) que foram levados pela enxurrada. As escolas estão funcionando precariamente.

O lodo e a lama ainda é um problema nestas cidades. No Dia Nacional do Voluntariado (dia 28 de agosto) a Rede Nordeste de Comunicação junto com muitos voluntários fizeram um grande mutirão da limpeza em Palmares.

Foi montado um Gabinete de Reconstrução pelo Governo Estadual e o Governo Federal mandou recursos para socorro das vítimas e reconstrução de pontes e rodovias que foram destruídas.

Dá para ver que as coisas estão caminhando, mas tem muito a ser feito ainda.

Fotos: Diversas fontes

3 respostas

  1. FICO FELIZ QUE TUDO ESTEJA CAMINHANDO BEM POR AÍ, COISAS DESSE TIPO Ñ DEVERIAM ACONTECER NUNCA COM PESSOAS DE BEM,MAS DEUS SABE DE TODAS AS COISAS!
    BEIJO

  2. Olá Patty, é muito bom ver como existem pessoas caridosas né? o brasileiro é muito solidário e isso não ocorre mais devido à falta de bom censo de certas pessoas, que se utilizam da boa fé de alguns para se promover, para furtar, desviar ou simplesmente deixam tudo apodrecendo em galpões. Que sirva de lição para todos. Bjos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.