Alimentos Fotoprotetores, já ouviu falar?

Alguns alimentos que nos ajudam a proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.

Direto ao ponto

Esses dias recebi um email super interessante, falava de alimentos fotoprotetores, parei para ler melhor e confesso que não sabia que existia isso. O que eu sabia era da função do filtro solar para nos proteger do sol. Segunda a nutricionista Natália Colombo, da Clínica NC Nutre,  além de ter esses fotoprotetores externos (filtro solar) tem também os internos, que são os nutrientes.

Veja os que ela destaca:

ALIMENTOS COM AÇÃO FOTOPROTETORA:

 Amêndoas

Ricas em vitamina E, um bloqueador potente da luz solar! Um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres, que quando presentes em quantidades aumentadas causam o envelhecimento da pele.

Cenouras e Goiabas

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

Cacau

Possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.

Semente de linhaça 

Possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.

Chá verde

Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas! Além disso, ajuda na saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar!

Espinafre

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

Tomate

Quando aquecido, libera o Licopeno que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

Castanha do Pará

Rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele.

Veja essas receitas que ela nos mandou:

Suco Fotoprotetor:

Ingredientes:

½ mamão papaya

1/3 cenoura

200ml de água de coco

1 colher de chá de semente de linhaça

Modo de Preparo

Bater no liquidificador com gelo e mel e servir.

 

Salada de Frutas Fotoprotetora:

Ingredientes:

½ mamão papaya sem casca e picado

2 laranjas picadas

Suco de 2 laranjas

3 rodelas de abacaxi picadas

½ cenoura cortada em cubinhos pequenos

2 goiabas sem casca picadas

3 amêndoas

3 castanhas-do-pará

Modo de Preparo:

Misturar todas as frutas em um pote de vidro, e adicionar o suco de laranja. Se desejar, adicionar 1 colher de sopa de xarope de agave para deixar mais doce.

Triturar as amêndoas e as castanhas e reservar. Polvilhar sobre as frutas.

Bebida Refrescante e Fotoprotetora:

Ingredientes

100 ml de suco de tomate pronto

1/3 de cenoura sem casca

Raspas e suco de 2 laranjas

1 manga madura sem casca e sem caroço

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com gelo e sirva.

6 respostas

  1. Olá! Primeira vez que acesso o blog. Estou gostando bastante! Parabéns!
    Sou natural de São Paulo e morei em Rio Claro também, fiquei 3 anos lá. Creio que você estudou na Unesp, certo? Estudei por dois anos e meio Ciências da Computação e percebi que não era para mim. Voltei no começo de 2011 para capital e iniciei o curso de gastronomia na FMU. Hoje estou no terceiro semestre e me formo no final do ano. Apesar de descendência japonesa, o que me atrai na gastronomia, é a cozinha brasileira. Rica de norte a sul, cheia de sabores e encantos.
    A partir de hoje, passarei sempre por aqui. Parabéns novamente.

  2. Eu peguei a transição dos cursos para Bela Vista. Fiz só duas matérias na 10. Tenho saudades de pedalar e do lindo céu azul. Heheheh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.