Tortinha diferente de limão siciliano

Essa é uma tortinha surpreendente e diferente, não é aquela tortinha clássica, é uma tortinha úmida, com o sabor do limão no tanto certo, uma delícia, veja.

Direto ao ponto

Tortinha de limão diferente

Aqui em Garanhuns não é fácil encontrar limão Siciliano, encontro mais o tahiti, ou o limão cravo (ou limão rosa), mas ultimamente tenho encontrado o limão siciliano em um supermercado novo que abriu. Toda vez que vou lá aproveito e trago alguns para fazer alguma receita. Amo encontrar novidades. Eu acho uma delícia comprar ingredientes que não acho com facilidade (ou mesmo que não conheço) e tentar receitas novas. Mas, isso eu tenho desde muito antes do blog. Claro que tendo um blog de culinária, estou sempre testando e pesquisando coisas novas, mas eu já tenho isso desde sempre.

Sempre amei ficar horas lendo livros de culinária, separando receitas para fazer, conhecendo ingredientes novos, etc… Da mesma forma que amava pegar livros de turismo, guias, mapas e ficar ali sonhando em conhecer o mundo. Fiz tantos roteiros (sempre com muitos detalhes viu) de lugares que eu queria ir. Até pouco tempo eu tinha uma pasta com esses roteiros, tinha um que era atravessar de barco da Itália até a Grécia, outro era conhecer os castelos do Vale do Loire, na França, outro era viajar pela região de Chamonix, etc… Sonhava acordada #abafa, rs.

Bem, mas voltando ao assunto do post, fiz essa tortinha de limão, que não é aquela torta tradicional de limão,mas é bem molhadinha e deliciosa, vale a pena, dá uma olhada:

Tortinha diferente de limão siciliano

Ingredientes (16 pedaços)

Da massa

½ xícara  (de chá) de biscoitos de chocolate (usei rosquinhas)

½ xícara (de chá) de manteiga

Cobertura

1 xícara (de chá) de açúcar

3 colheres (de sopa) de farinha de trigo

3 ovos

¼  de xícara (de chá) de suco de limão siciliano

Raspas de 1 limão siciliano (mais ou menos 1 colher se sopa de raspas)

Veja aqui como fazer as raspas sem amargar

Para polvilhar

3 colheres (de sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Primeiro triture o biscoito no liquidificador, vá batendo os biscoitos aos poucos até ficar uma farinha. Junte em uma tigela com a manteiga e amasse bem até ficar uma massa. Cubra uma forma com papel alumínio e abra a massa no fundo da forma.

Em outro recipiente misture os ingredientes da cobertura. Eu usei um fouet (batedor) para misturar, mas dá muito bem para você misturar com um garfo. Coloque essa cobertura misturada sobre a massa aberta e leve ao forno médio (180 graus) por 30 minutos.

Espere esfriar, retire da forma com a ajuda do papel alumínio, depois tire o papel alumínio. Corte as bordas para ficar mais bonito e os pedacinhos ficarem iguais e com a ajuda de uma faca grande corte pedaços iguais. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

Observação:

Se quiser, não precisa desenformar e fica uma delícia servir essa tortinha quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme. Se preferir fazer assim, abra a massa diretamente na forma (não precisa do papel alumínio), coloque a cobertura e leve para assar. Depois é só servir bem quentinha com o sorvete.

Tortinha de limão diferente

Dicas:

  • Usei um refratário para fazer, mas pode ser uma forma de alumínio qualquer.
  • A minha forma tem 20X20 cm

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.