Creme Brullè sem creme de leite fresco é possível

Direto ao ponto

Em julho, a Andréa, do Aromas e Sabores, disse que viu um comentário meu dizendo que eu não fazia o Creme Brullè porque não achava o creme de leite fresco aqui na minha região, pois a danadinha fez para mim (obrigada mais uma vez querida) um Creme Brullè com creme de leite em caixa. Então, como ela mesma disse lá no post, quem não tem cão, caça com gato.

Eu fiz a receita da Andréa e ficou divina. Se sem os ingredientes certos (ou convencionais) é tão bom, mas tão bom que a gente só para de comer quando acaba, imagine usando o creme de leite fresco que tem um gostinho todo especial.

Experimenta fazer esta receita e você vai fazer o maior sucesso.

Crème Brullè em francês quer dizer creme  queimado, oui mon cher, é um creme acetinado e cremoso com uma crosta de açúcar queimado em cima. Se você quiser saber mais, se joga no Wikipédia.

Bom, eu segui tintim por tintim a receita da Andréa e fiz assim:

Creme Brullè

Ingredientes

2 caixas de creme de leite (200g cada)
4 gemas
160 g de açúcar
50 ml de leite integral
2 colheres (de chá) de baunilha
Açúcar  para caramelizar

Modo de Preparo

Bata as  gemas com metade do açúcar até ficarem esbranquiçadas e reserve. Enquanto isto coloque em uma panela, o creme de leite, o leite e o restante do açúcar e deixe ferver. Despeje o creme de leite quente sobre a mistura das gemas, batendo sempre, sem parar. Misture a baunilha. Coloque em potinhos refratários (ou ramequins) e leve ao forno em banho-maria por 20 minutos. O forno tem que estar na temperatura baixa. Depois de frio, leve para gelar (um eu comi ainda quente, não deu para esperar, sorry).

Só na hora de servir, polvilhe o açúcar por cima do creme e com a ajuda de um maçarico, queime o açúcar formando uma crosta.

Observação:

  • Eu usei o creme de leite com a mais alta taxa de gordura que encontrei no supermercado.

Dica:

  • Se você não tiver o maçarico, faz a crosta usando a técnica da colher, a Andréa explica direitinho lá no blog dela, clica AQUI.

7 respostas

  1. Oi Patty, vc tem a mesma dificuldade que a minha mãe, mas o seu creme brullè ficou maravilha, adorei o layout do blog, ficou bem legal, bjs

  2. Pois é Patty, pior que quase todas as receitas que a gente lê pedem creme de leite fresco e eu NUNCA acho…
    Adorei a receita, como não tenho maçarico, vou ver a outra técnica =) Bjinhos!
    Ah, eu adoro sua cidade, dia desses estava em Caruaru, meus sogros moram lá, e tava o maior frio, fiquei imaginando como estaria aí, hein?

  3. Bom dia, em que momento entra os 50 ml de leite integral? E o creme de leite não talha quando ferve? Saudações

  4. Boa noite, fiz este creme e realmente ficou muito gostoso. Como tinha quatro claras disponivel, decidi bater-las, acrecentei um pouco de açúcar , fiz um merengue e coloquei sobre o creme gelado. Olha ficou ótimo! Na próxima quero experimentar com coco e leite de coco. Saudações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.