Que surpresa a minha quando voltando de Recife encontrei em cima da serra (em Gravatá) esta frutinha deliciosa que é a lichia. Comprei naquelas barraquinhas que vendem morangos. Foi 5 reais a caixinha.
Resolvi escrever este post, pois acho que poucas pessoas aqui  em Garanhuns conhecem a lichia. Inclusive quando a Tati, do Panelaterapia, fez um post sobre um drink de lichia algumas pessoas comentaram que não conheciam.
Pois bem esta é a lichia:

Conhecida como morango da China, esta frutinha tem uma polpa gelatinosa e doce, a casca é dura, rugosa, mas fácil de ser tirada. Ela é encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietnã, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.
Ela pode ser consumida ao natural, fazer suco e até para fazer passa (essa eu nunca vi).

Informações da Wikipédia
Eu sei que o pessoal do interior de São Paulo acha fácil para comprar, pois quando eu morava lá eu achava. No resto do país e fora eu não sei, mas aqui no nordeste nunca vi. Então se você passar por Gravatá (PE) não deixe de parar em uma daquelas barraquinhas e experimentar, garanto que você não vai se arrepender.

3 respostas

  1. A lichia é uma delícia. Hoje mesmo estou querendo comprar mais, pois temos que aproveitar a época.
    É muito boa pra comer a natural, mas estou querendo fazer uma sobremsa com ela. Se gostar, publico.
    Bjs.

  2. ESTOU ADQUIRINDO UMA ÁREA DE TERRAS EM ICABUI-CE, E LÁ PRETENDO INICIAR O CULTIVO DE LICHIA. JÁ VENHO CULTIVANDO ESSA FRUTA NO INTERIOR DE S.PAULO. ESTOU FAZENDO UMA EXPERIENCIA EM LAGOA GRANDE-PE. SE ALGUÉM JÁ ESTIVER CULTIVANDO NO NORDESTE, É INTERES-
    A TROCA DE INFORMAÇÕES.

  3. Adquiri uma área de 160 hc no norte do Ceará onde possuímos água para irrigação e pretendo me aventurar no cultivo desta beleza de fruta, estou em busca de informações a respeito de como plantar e produzir esta fruta. Se alguém puder ajudar, agradeço imensamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.