Acho esta receita bem anos 80, mas gosto muictho. Vez por outra faço aqui em casa, pois amo ameixa, seja fresca ou em conserva. Aqui usei ameixa seca.
Outro dia resolvemos juntar as panelas na casa de uma amiga, para jantarmos juntos. Eu fiquei de levar a sobremesa, como foi tudo de última hora, fiz este Pavê de Ameixa, pois tinha todos os ingredientes aqui em casa e não é tão difícil assim de fazer.

Pavê de Ameixa

Ingredientes
2 pacotes de biscoito maisena ou leite

Creme Branco :

750 ml de leite

1 lata de leite condensado

3 gemas

4 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)

4 gotas de essência de baunilha

Creme de Ameixa:

250 de ameixa seca sem caroço

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

Cobertura:

3 claras

6 colheres (de sopa) de açúcar

1 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Creme Branco:

Misture todos os ingredientes em uma panela. Dissolva a maisena em um pouco do leite frio antes de misturar com o resto. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar. Depois de pronto e com o fogo desligado acrescente a baunilha e misture. Reserve.

Creme de Ameixa:

Em uma panela junte as ameixas, o açúcar e a água e leve para cozinhar até o açúcar dissolver todo. Coloque no liquidificador e bata até ficar cremoso. Reserve.

 

Cobertura:

Bata as claras (eu bati na batedeira) até ficarem firmes, acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o creme de leite e bata mais. Pronto é só usar.

 

Montagem

Vá molhando os biscoitos no leite e arrumando em uma travessa. Depois acrescente o creme branco por cima dos biscoitos. Por cima do creme branco, espalhe o creme de ameixa e depois vá fazendo camadas:

1 – Biscoitos

2 – Creme branco

3 – Creme de ameixa

Até acabar todos os recheios.

 

Depois, por último, espalhe a cobertura. Faça uma frescurinha para decorar, com o creme de ameixa e com algumas ameixas inteiras.

Leve ao congelador até ficar firme (umas quatro horas).

 

Dicas:

  • Este pavê pode ser feito com diversas frutas ou geléias, é interessante variar.
  • Eu não passo a gema na peneira, para fazer o creme branco. No início dá para ver a gema, mas quando o creme esquenta ela some e depois do creme pronto não tem gosto nenhum de ovo.

16 respostas

  1. Patty, na receita de arroz com água de coco, usei aquelas caixinhas de 200ml, mas se seu coco seco render os 200ml de água, pode usar com certeza.
    Bjuss!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.