Músculo ao Vinho Tinto. Carne de segunda vestida para festa.

Prepare essa carne que é considerada de segunda de maneira que fique deliciosa e pode ser servida em qualquer ocasião.

Direto ao ponto

Aqui em casa todo mundo gosta de músculo que apesar de ser uma das carnes chamadas “de segunda” é uma carne muito saborosa que só precisa de um tempo maior de cozimento. Aqui comemos músculos quase toda semana e as crianças comem desde bebezinhas quando tomaram o primeiro caldo de carne com legumes super nutritivo.
Eu sei que tem gente que tem preconceito com carne de segunda, mas eu não sofro disto então estou sempre comprando músculo, em pedaços ou moído e faço todo tipo de coisa.
Estes dias fiz com vinho tinto e ficou simplesmente divino, tanto que já fiz outras vezes. Se fizer este músculo ao vinho tinto, com um arroz branco e uma salada de rúcula com manga você vai ter uma refeição bem dygna, né não?
Então experimenta e depois me conta.

Músculo ao Vinho Tinto

Ingredientes
1 kg de músculo em pedaços
1 xícara (de chá) de vinho tinto seco
2 colheres (de sopa) de óleo
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
1 cubinho de caldo de costela
Sal a gosto

Modo de Preparo
Misture o vinho na carne umas duas horas antes do preparo e reserve. Na panela de pressão frite a cebola no óleo, depois acrescente o alho e frite mais um pouco. Junte o caldo de costela e em seguida a carne, refogue um pouco e acrescente água quente até uns dois dedos acima da carne. Deixe cozinhar uns 30 minutos na pressão, depois retire a pressão e veja se a carne já está macia, se não tiver, tampe e deixe mais um pouco. Se precisar acrescente mais água.
Quando estiver macia polvilhe um pouco mais de sal e deixe ferver sem tampa. Retire a carne e deixe o caldo apurar um pouco. Depois sirva a carne com o molho reduzido por cima.

Dica:

  • Eu gosto da carne bem molinha, quase desmanchando, então deixo bastante na pressão. Demora um pouco mesmo.

14 respostas

  1. Hummm deu água na boca!!!também adoro músculo e aqui em casa tb as primeiras sopinhas eram com caldinho de musculo!rs
    Ai minha filha virou vegetariana menina…agora ou faço só carne de soja ou tenho que fazer 2 comidas diferentes…é duro isso viu…mais esta sua receita…vou ter que fazer!rs
    Falando em vegeariano…vc tem alguma receita boa ai??bjs

  2. Oi, Patty,

    As carnes de segunda são mais saborosas do que as de primeira, isso é fato! Eu também gosto muito de músculo (nem acho que ele precise de tanto tempo assim para ficar no ponto, rsrs). Por coincidência eu tenho uma receita que tem justamente esse nome:'Músculo de Festa'. É um tipo de 'Beef bourguignon' mais simples.
    O seu ficou com um aspecto saboroso!

    Beijinho e bom fim de semana.

  3. Patty, músculo pode ate ser carne de segunda, mas pra mim é uma das mais saborosas para fazer molhos, caldos e ensopados.

    Bjo gde e um ótimo findi, Dani 🙂

  4. Eu costumo comprar muito perninha ou peixinho que é uma carne deliciosa também.
    Adorei essa "roupagem" da sua carne, deve ter ficado divino.
    Beijos

  5. Eu também adoro músculo, e aqui em cas sempre tem tb. E já fiz com vinho tinto tb e realemtne fica um pecado! ;o)
    Uma delícia o seu espaço, frô!
    Xerinhos
    Paty

  6. Gosto muito de carne de panela (ou ragú como dizem alguns culinaristas na TV) ela solta muita água e ao esperar secar para poder corar ela fica seca como se fosse cortiça. Poderia dar dicas para evitar isto? Adoro suas receitas. Obrigado.

  7. Eu normalmente coro a carne antes de cozinhá-la, assim ela sela e pega uma cor Marcos e depois que ela cozinha só deixa o molho ficar mais cremoso e pronto, sem a necessidade de deixar a carne secar para corar. eu faço assim e gosto do resultado, pois ela não fica extremamente seca.
    Abç

  8. Sei que já passou muito tempo pra comentar, mas só quero deixar registrado aqui que sigo o blog a pouco tempo, mas de cara adorei seu jeito sem frescura pra cozinhar rs. Isso mostra que para ter uma boa comida não precisa de muito, basta uma boa cozinheira e muito carinho. Parabéns.

  9. Uau! Sei que faz tempo que essa receita foi postada, mas foi a primeira das suas receitas que testei e tenho que dizer que ficou perfeita seguindo direitinho o modo de preparo, nunca tinha sequer usado uma panela de pressão e deu tudo certo. Amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.