Que delícia de carne, o que é? Língua.

Uma das carnes mais saborosas para mim é língua. Venha ver como preparar aqui no blog.

Direto ao ponto

No fim de semana preparei aqui em casa Língua de Boi, mas estava em uma dúvida terrível se publicava aqui no blog.  É que, pelo que vejo, muita gente morre de nojo só na possibilidade de comer língua. Até tirei umas fotos do preparo, mas a dúvida permanecia. A gente tende a querer mostrar só o que é bonito, o que deu certo, etc… Mas muita vezes aprendemos muito mais com o que não deu certo, com o desconhecido, com o inusitado do que com qualquer outra coisa.
Acho língua, uma das carnes mais saborosas que tem. Sempre gostei e aqui em casa, vez por outra, tem. Tenho a mais absoluta certeza que, se a língua for preparada e as pessoas degustarem sem saber que se trata de língua, a maioria vai comer, pedir bis e lamber os beiços.
Mas a cabeça da gente é fogo, né? É só a gente saber que se trata de língua, que pronto, a maioria fica com o estômago revirado e nem sob tortura experimenta esta iguaria.
Porém, depois de pesquisar um pouco e ver que a maioria das amigas que frequentam aqui, gostam de língua e quando eu acordei hoje e vi a Ana Maria Braga comendo língua de bacalhau no programa, hoje cedo, me animei.
Outra coisa interessante que achei, foi que em janeiro, um dos melhores food blogs americano, o Simply Recipes, fez uma receita de língua de boi, achei tão interessante, que na época até deixei um comentário lá. É meio difícil imaginar americano comendo língua de boi, né?
A minha eu fiz assim:

Língua de Boi ao Molho à Minha Moda

Ingredientes
1 língua de boi limpa
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
1 colher (de sopa) de manteiga
1/2 kg de tomate picado
1/2 xícara (de chá) do caldo do cozimento
Sal a gosto


Modo de Preparo
Frite 2 dentes de alho, acrescente a língua limpa e frite mais um pouco, acrescente água e sal e deixe cozinha cerca de 40 minutos em panela de pressão até que fique macia. Escorra e guarde um pouco do caldo.
Espere a língua esfriar um pouco e com a ajuda de uma faca retire toda a pele grossa da língua, ela sai com muita facilidade depois de cozida, veja as fotos. Depois que retirar toda a pele, fatie a língua e reserve.
Refogue a cebola e os outros 2 dentes de alho na manteiga, acrescente os tomates picados e deixe refogar um pouco mais, acrescente o caldo e cozinhe em fogo baixo durante uns 20 minutos. Junte as fatias de língua ao molho e deixe ferver durante alguns minutos para tomar gosto.

 

Obs. Observe que a pele da língua é bem grossa e TEM que ser retirada.

Dica:

Agora que me animei, da próxima vez que eu fizer língua aqui em my home, vou fazer o passo a passo em fotos, bem daquele jeitinho que eu gosto, mostrando tudinho.

17 respostas

  1. fia…
    nem o boizin ralado eu como, né?!
    Mas não tenho nojo de carninha não…não como só pq não gosto mesmo…:]
    Por isso acho legal sim mostrar…pq quem gosta terá mais uma opção…
    Agora, seu arrozin assim tão branquin eu aceito, viu?!!
    Um bejim procê!

  2. Oi amiga,

    Admiro que tem coragem…rsss…de fazer, porque até que comer é fácil…se a gente não ficar sabendo que é língua né….kkkkk…

    Não é das minhas preferidas, mas a carinha dela ficou bem boa!!

    Abraço,

  3. Miga, nojo????
    Desculpa mas não concordo, lingua de boi ou vitela é do melhor, e acredita que se colocasses aqui e desses outro nome todo gourmet, não faltavam quem comentasse, mas é assim mesmo que gosto de ver os nomes da receitas curtos e SABOROSOS como este aqui.
    Parabéns e junta á mesa mais 3 pratos que nós vamos já para aí…
    Jnihos fofos

  4. OI VIM DIZER QUE ADORO LINGUA FIZ AQUI NO MEU BLOGUINHO ,MAS Ñ CONSEGUI MOSTRAR PASSO A PASSO PORQUE Ñ TENHO QUEM FOTOGRAFA EMQUANTO EU LIMPO,MAS SE VC FIZER ISSO VAI SER ÓTIMO PORQUE É MUITO BOM VER LIMPAR PARA ENTENDER!!
    FICOU ÓTIMO SEU PRATO!
    BJIM

  5. Que coragem, menina! Tenho vontade de provar, mas acho tão feinha pra fazer…
    O problema é que se fizer, não posso falar que carne é aqui em casa. rs
    Quero mesmo fazer, quem sabe logo consigo.

  6. Seu prato ficou lindo, mas depois as fotos abaixo da língua, eu até experimentaria um pedaço (eu acho rs) mas fazer não conseguiria não…
    Bjoo

  7. Eu adoro, língua realmente é sensacional, é uma carne de panela como outras tantas, mas tem textura e sabor exclusivo.
    Gosto de feijoada com língua, lógico que o preparo envolve métodos diferentes das demais carnes da feijoada, mas feito direitinho é fantástico.

  8. Fique mto feliz quando achei a receita, que para mim tem "gosto de infância", já q minha mãe fazia com uma certa frequencia e todos em casa gostavam! Eu mesma nunca havia feito e seguindo a receita, ficou certinha, e como sempre, deliciosa!!! Meu marido, que sequer sabia da existência desta (considerada por mim) iguaria, ficou surpreso e tambem aprovou!!! Agradecendo e desejando sucesso sempre, mais uma vez, eu digo, OBRIGADA!!!!!

  9. vcs nao sabem o que estao perdendendo este prato e o meu favorito quem nunca esperimentou esperimente que vc irao adorar parabens pela receita esta aprovadissima!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.