Eu gosto de variar o sabor das panquecas. Às vezes faço verde, com espinafre. Às vezes faço rosa, com beterraba e assim por diante.

Estes dias resolvi fazer de cenoura, amarelinha, pois meu filho do meio resolveu que agora não gosta mais de cenoura. Eu não costumo pressionar. Pela experiência que tenho com meus três filhos, vejo que eles sempre passam por fases assim, de não gostar de algum legume ou fruta. Eu simplesmente ofereço outras opções ou faço receitas, assim como essas,  camuflando.Tem dado certo, pois depois e um tempo vejo que eles voltam a comer normalmente. Descobri que o segredo é não fixar no assunto.

Sabe qual foi o resultado? Meu filho que vem dizendo que não gosta mais de cenoura, neste dia, comeu só panqueca, sem nenhum acompanhamento. Nada de arroz, nada de salada, só a panqueca recheada. Ah, e ele sabia que era de cenoura. Crianças, vai entender!

Veja como eu fiz:

Panqueca de Cenoura

 

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite

3 ovos

2 cenouras médias cozidas e picadas

8 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1 pitada de sal

 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes do liquidificador. Bata bem até ficar uma massa uniforme. Unte uma frigideira com óleo (se a frigideira for antiaderente é bem melhor). Despeje uma concha de massa na frigideira e deixe dourar, após isto, com a ajuda de uma escumadeira, vire a panqueca e deixe dourar do outro lado. Retire e reserve (pode ir colocando uma em cima da outra, pois ela não gruda). Eu recheei com carne moída (a que fiz aqui). Mas dá para rechear de frango, presunto e queijo, ricota, etc… Depois é só colocar um molho de tomate ou de queijo (eu usei o de tomate) por cima e servir. Ou você pode colocá-las em um refratário, cobrir com o molho, polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Observações:

  1. Essa massa é mais fofinha e delicada. Cuidado na hora de virar. Use uma escumadeira e pegue ela pelo meio, depois que estiver bem dourada. E não esqueça de sempre untar a frigideira antes de colocar a massa mais uma vez.
  2. Essa quantidade de massa dá 12 panquecas.

31 respostas

  1. amigas acabei de fazer as panquecas de cenouras , ficaram otimas e tbm fiz o bolo de banana da terra “”””RECEITAS APROVADAS” amei , hum delicia

  2. Fiz essa semana. Muito boa a receita! Só acredito que a massa fique mais fácil de trabalhar utilizando-se um pouco menos de farinha…

  3. Olá Patty. Ótima proposta..Muiiiiiita Vitina A…Ótimo, inclusive par a pele.
    Estamos por aqui.
    Paulo Barreto

  4. Uma sugestão..

    Especificar alimentos que tenham um bom teor de Cálcio.
    Aguardo Retorno.
    Paulo Barreto

  5. Vou testar com uma colher a menos de farinha… Pq da primeira vez que fiz tive que acrescentar mais leite pq a massa não ficou tão boa pra trabalhar. Quando testar novamente te dou um retorno.
    Um abraço, Paty

  6. Estou visitando seu site e ADOREI!
    Vi essa receita aqui e nao pude deixar de comentar!
    Conheço essa pegadinha de mãe por experiencia propria, quando criança não comia beterraba de jeito nenhum, minha mae fazia um bolo vermelhinho de “morango” maravilhosooo… kkkkkkkkk
    Vou visitar o site sempre, aprender receitinhas novas 🙂
    Beijos!

  7. gosto muito de fazer panquecas e os meus netos e a minha neta , amam comer . sempre faço a tradicional, mas vasculhando a net descobri tua receita . acho que as crianças vao amar o colorido.

  8. Mas que delicia! vou fazer amanha… só pra confirmar cada vez que vai por a massa na frigideira tem q untar? mesmo sendo antiaderente?

  9. Ola Patty! Adorei a receita… queria saber também como faz a panqueca com espinafre e com beterraba… pode me passar? bjoss

  10. Olá, só uma dúvida. Posso colocar cenoura crua na massa? E o espinafre e beterraba? Posso tbm colocá-los crus?

  11. Nossa, que maravilha.Adoramos em casa.Nunca vi uma massa tão levinha e saborosa.Vou fazer as outras tb.Patty vc pode me dizer se posso congelar,por quanto tempo? de cenoura,espinafre e beterraba, por favor.Obrigada.

  12. Que maravilha.Adoramos a panqueca de cenoura. Massa espetacular.Vc pode me dizer por quanto tempo posso congelar a de cenoura, espinafre e beterraba? obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.