Panqueca – Receita básica sem glúten – Especial Dia Internacional dos Celíacos

Opção de uma receita de panqueca sem glúten, ótima ideia para os celíacos

Direto ao ponto

Semana passada quando publiquei a Receita de Tapioca, a Leila do Delishvillesemgluten.com me convocou para fazer uma receita sem glúten em comemoração ao Dia Internacional dos Celíacos, que está sendo comemorado hoje, dia 20 de maio de 2012. Claro que eu topei na hora, até já contribuir em outras ocasiões com receitas #glutenfree aqui no blog e gosto muito de fazer isso. É muito difícil ter privações alimentares, eu já passei algumas vezes por isso. Mas, imagine ter que comer alimentos livres do glúten, como os celíacos, onde a maioria das receitas de pães e massas são feitos com farinha de trigo? Então, dou a maior força aos blogs que pegam receitas, transformam, deixando-as sem glúten. E tem muita receita ótima sem glúten, desde pães, bolos e outros.

Eu resolvi contribuir com uma Massa Básica de Panqueca sem Glúten. É básica porque ela pode ser usada com recheios doces ou salgados, é muito fácil de fazer e fica ótima.

Massa Básica de Panqueca sem Glúten

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (de chá) de leite
  • 1 colher (de chá) de fermento de bolo
  • 1 xícara (de chá) de amido de milho (maisena)
  • 1/2 colher (de chá) de sal (se o recheio for salgado substitua por 1 cubo de caldo de galinha sem glúten)

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem para misturar. Aqueça uma frigideira untada com óleo. Despeje uma concha de massa na frigideira aquecida e vá virando até o líquido forrar todo o fundo da frigideira. Aqui tem um segredo: Coloque pouco líquido e vá espalhando, quanto mais fininha ela fica, mais gostosa. Deixe secar a massa como na foto 3 e com a ajuda de uma espátula reta, vire e deixe dourar um pouco do outro lado também. Vá colocando uma sobre a outra em um prato. Logo que a panqueca sai do fogo ela fica meio quebradiça, deixe ela descansando um pouco e só depois recheie e dobre.

Dicas:

  • Dá umas 7 panquecas, se quiser mais é só dobrar a quantidade dos ingredientes.
  • Se for usar o caldo de galinha  fique atento para utilizar o caldo sem glúten.
  • Como eu disse, essa receita pode ser usada com recheios doces ou salgados: frango, carne seca, bacalhau, carne moída, palmito, queijo e presunto, etc… ou queijo com goiabada, ricota com passas, chocolate, banana caramelada, etc…
  • Dá para fazer outras receitas também com elas, como: Lasanha de panqueca, Crepe Suzette, etc…
  • Eu tenho um post mostrando como dobrar as panquecas de modos diferentes, dá uma olhada:

    Algumas maneiras de dobrar panquecas

    Outras opções de receitas sem glúten:

42 respostas

  1. Eu não tenho intolerância ao glúten, mas adoro essa massa de panqueca eu acho q fica muito mais leve e absorve bem o sabor do recheio, já usei essa massa até para fazer lasanha.

    Parabéns pela iniciativa.

    Beijins.

  2. Adorei a dica. Descobri que tenho intolerância ao glúten e à lactose e,além disso não como açúcar refinado. Desta forma torna-se difícil montar um cardápio que não me faça algum mal. Adorei a sua iniciativa.
    Obrigada.

  3. Descobri que tenho intolerancia ao gluten. Achei ótima a sua iniciativa. Porque fica difícil, parece que quase tudo é feito com farinha de trigo, mas aqui temos outras opções. Obrigada.

  4. Meu filho é celíaco,tem apenas 4 anos,estamos todos nos adaptando a essa dieta a um ano.No começo foi difícil,foi um choque pra mim,fiquei muito chateada,triste por ele,mas graças a Deus meu filho é muito compreensivo……..Vou tentar fazer essa receita.Valeu pelas dicas!!!!!!!!Bjão

  5. Boa tarde, tenho uma menina com 10 anos que é celiaca, e tenho tentado fazer umas receitas que tenho visto, mas tenho um problema as receitas não dão certo, eu sou de portugal e as nossas medidas não devem de ser iguais e por isso pesso ajuda a quem me poder dar, é o seguinte: quando se fala numa xicara eu não sei qual a medida, se alguem poder me dar essa medida em gramas eu agradeço, para ser mais facil eu dou a sujestão de se fazer essa medição com amido de milho maizena. alguem que pese uma xicara e me dê esse peso para eu poder fazer as receitas e já agora também a medida de um copo de requeijão, por favor fico muito agradecido se alguem me responder.
    muito obrigado aguardo a ajuda

  6. Manuel a minha dica para você é comprar um copo medida. Eu não tenho balança então, quando vejo alguma receita vou lá e vejo a equivalência. Por exemplo, quantas gramas dá uma xícara ou quantos mls.
    Espero ter te ajudado.
    Abraços e bom fim de semana

  7. OLÁ
    SOU UMA TIA “DESESPERADA” POR RECEITAS DE PÃO, BOLOS E BISCOITOS SEM GLÚTEN, LACTOSE, OVO E SOJA. MINHA SOBRINHA POSSUI ALERGIA A TODOS OS PRODUTOS QUE CONTENHAM TAIS INGREDIENTES. HÁ UM TEMPO ATRÁS CONHECI O SITE DELISHVILLESEMGLUTEM.COM , E ADOREI ! ME ESCLARECEU MUITO SOBRE AS DIVERSAS FARINHAS E O QUE E COMO UTILIZAR NOVOS INGREDIENTES PARA SE CHEGAR A UMA RECEITA AGRADÁVEL. PORÉM, COMO MORO EM UMA CIDADE PEQUENA NO NORTE DO BRASIL, NÃO HAVIA DIVERSIDADE DE FARINHAS E INGREDIENTES COMO GOMO XANTANA. PARA A NOSSA FELICIDADE, ESSES ITENS ESTÃO COMEÇANDO A CHEGAR POR AQUI.
    ESTOU TRISTE PORQUE NÃO CONSIGO LOCALIZAR O SITE NOVAMENTE ( SURGE UMA MENSAGEM FRIZANDO UM CÓDIGO 991). NÃO ENTENDO…

    POR FAZER, VOCÊ TEM ALGUM CONTATO COM A MOÇA DO “DELISHVILLE”?
    COMO FAÇO PARA CONSEGUIR AS RECEITAS DE SEUS PÃES??

    ME AJUDE!
    AGRADEÇO DESDE JÁ

    KELY CASCAES

  8. Olá, boa noite! Estou querendo fazer esta receita e gostaria de saber se posso fazer na terça por exemplo para comer no almoço da quarta? Você acha que fica bom ou corre o risco de ficar ruim? Não tenho intolerância mas sinto que não me faz tão bem, tenho tentado evitar. Fiz uma receita com farinha de arroz mas achei que ficou um pouco pesada a massa! Obtigada

  9. Olá Marcela, você pode fazer sem medo na terça para comer na quarta. Se quiser já coloque um recheio, arrume em uma travessa, coloque molho por cima e cubra para deixar na geladeira. Sempre que fizer de um dia para o outro, deixe bem coberto (pode ser com papel filme) na geladeira.
    Beijos
    Patty

  10. Olá! Gostaria de saber se é possível substituir o amido de milho por fubá e quais modificações devo fazer na receita. Recentemente fiz panquecas sem gluten usando fubá e leite, mas para uma receita que rende aproximadamente 12 panquecas achei que 3 ovos é demais, embora tenha ficado saborosa. Teria como adaptar sua receita, que me parece muito melhor do que a fiz? Grata

  11. Somos uma empresa de alimentação saudável vegetariana,onde fornecemos alimentação diária dos clientes,inclusive alguns são intolerantes a lactose e celíacos,temos o prazer de ajuda-los,
    nosso contato é 11 2773-0510 99634-8785

  12. Ola.Eu fiz essa receita e ficou muito boa!! Meu marido está fazendo um rígida dieta por conta de uma alergia no esôfago e não pode comer ovos, leite e nem glúten. Por isso fiz uma modificação na receita e deu muito certo. Coloquei água ao invés de leite e não coloquei ovos. sem os ovos ela fica bem branca mas pode bater com cheiro verde ou beterraba só pra não ficar tão branca. Mas quem só tiver restrição de gluten e lactose pode usar o ovo que manda na receita. Achei importante deixar meu comentário pq estou tendo dificuldades em achar receitas que funcionam.

  13. Adorei está receita! Como sou cozinheira de primeira viagem, vinha tentando fazer panquecas, mas colava na frigideira e não saía certinha. E fiz está receita hoje e consegui fazer a panqueca redondinha. Não sou intolerante a lactose e a glúten, mas devido a sinusite , venho evitando estes componentes. Coloquei leite sem lactose e ficou uma delícia.

  14. olá, boa tarde, muito boa a receita da massa de panqueca, fiz hoje no almoço, ficou excelente, fiz uma cobertura com molho branco com creme de leite sem lactose, salpiquei queijo mussarela, muito boa…

  15. Adorei esta massa de panquecas!! Por favor teria como vc fazer uma massa pra lasanha sem gluten. Desde já muito grata! Lucia

  16. Boa tarde! Acabei de fazer e ficaram deliciosas! Para não ficarem muito quebradiças, coloquei uma colher de café de azeite extra virgem… Ficou maravilhoso! Obrigada por compartilhar o conhecimento!

  17. Para Manuel Joao Marmelo, a minha resposta é: Esta receita a meu ver não funciona porque não tem gordura e a massa esfarela toda. Eu fiz a mesma receita, só que (dobrei as quantidades) acrescentei gordura: óleo de côco. Quando eles dizem 1 Xícara= 1 chávena ( corresponde a 250 ml). Acrescentei um terço de chávena de óleo, pois sem isso a massa não fica consistente, (desfaz-se em farinha) e 3 colheres de sopa de mel. Cá em casa não se aprecia muito as panquecas salgadas. Ficou muito bem. Pode experimentar, que vai dar certo!

  18. Nossa amei a dica pois sou celíaca, então amo panquecas mais ja faz um tempão que não como desde que descobei que sou alérgica ao glúten, vou experimentar amanhã nosso domingo vai ser de panquecas salgadas pois não sou muito chegada a doces. Obrigada mesmo desde ja eu agradeço pela dica

  19. Olá Patty…
    Descobri a intolerância alimentar há dois anos +/-. Glúten, trigo, lactose e castanhas. A adaptação é difícil. Deixar velhos hábitos para trás é complicado. Pois nossa mente nos boicota. Mas qdo paramos nos hospital por não respeitar a limitação de nosso corpo, sabemos que a hora é exata e todas as receitas possíveis para podermos compartilhar momentos com os demais é excepcionalmente maravilhoso. Obrigada pela sua postagem. Bjo

  20. Que bom que gostou. Tem outras receitas sem glúten no Blog. Compreendo sua readaptação, mas procura ver o lado positivo e benéfico de toda esta questão da intolerância.

  21. Boa tarde.
    Qual fermento você usa?
    Comprei um fermento de bolo (pote azul) esses dias e quando li o rótulo contém glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.