Essa receita é da Andréa. A Andréa é uma querida blogueira. Eu a conheci (virtualmente) logo que comecei a blogar no Aqui na Cozinha, ainda não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, pois moramos bem distantes, eu aqui em Pernambuco e ela no Rio de Janeiro, mas como na internet distância é uma palavra que não se aplica, isso não tem sido empecilho para nos aproximar.

Ela escreve dois blogs: O Aromas e Sabores e o Blogs de Culinária. Eu sou fã de carteirinha das receitas que ela posta. Até fiz uma receita dela aqui. E agora resolvi fazer este Pão de Batata, que aqui em casa fez o maior sucesso. Ah, já ia me esquecendo, a Andréa tem um livro de Musses, Pastas e Antepastos.

Confira como eu fiz:

Pão de Batata

Ingredientes

1 batata média cozida com casca e espremida como para purê (veja a dica aqui)
1 pacotinho de fermento biológico seco
2 colheres (de sopa) de leite morno
1 ovo inteiro e 1 gema
1 colher (de sopa) rasa de açúcar
1 colher (de chá) de sal
60 g de manteiga
350 g de farinha de trigo

Queijo parmesão para polvilhar

Modo de Preparo

Em um recipiente junte o fermento no leite. Depois acrescente os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Coloque a batata e a farinha de trigo aos poucos. Eu usei um pouco menos de farinha do que a Andréa usou, isto vai depender muito da umidade da batata. Então vá colocando aos poucos até a massa soltar das mãos. Sove a massa e depois deixe descansar por uns 20 minutos. Modele as bolinhas e coloque em uma assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Deixe descansando em um lugar sem vento até os pães ficar com o dobro de tamanho. Pincele a clara em cima dos pães e polvilhe o queijo ralado (nesta parte a Andréa usou a gema ao invés da clara). Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos ou até que esteja dourado.

Dicas:

  1. A receita da Andréa é igual a que coloquei aí em cima, mas na verdade eu dobrei a quantidade dos ingredientes para fazer aqui.
  2. A receita acima dá 8 pãezinhos (a minha deu 16).
  3. Dá para fazer recheado de queijo, calabresa, etc… Mas também você faz sem recheio (eu fiz assim) e depois come com o que quiser.

42 respostas

  1. Patty, que delícia essa receita, por gostar (quase adorar) de pão de batata
    sempre tive vontade de aprender a fazer, agora é uma ótima oportunidade!
    Amei o seu site, tudo tão bem esplicado! Gostei tanto que vou vizitar mais vezes!
    Bjs.

  2. Ola
    Vim atraves do aroma e sabores, e adorei seu blog.
    Fiquei na duvida pq vc mencionou pao de queijo, mas lendo a receita vi que eh de batata mesmo, eh que aqui onde moro nao tem polvilho de pao de queijo…mas batata temmm e eu amo pao de batata. Vou fazer sim. Vou rechear com queijo, nesse caso coloco um pedaco dentro da bolinha antes de assar?
    Obrigada
    Bjs
    Paty

  3. hahahaha, agora que vi que em uma das vezes falei pão de queijo, agora consertei, obrigada.
    Isso mesmo para rechear coloque um pedaço de queijo quando for modelar a bolinha.

  4. Amiga, também postei uma receita de pão de batata lá no blog. Já virei fã desse pãozinho magnífico.
    Estou levando sua receita, e assim que fizer venho avisar para você ver lá blog.

    Amo seu passo a passo! Parabéns!!

    beijão

    Ana Kaddja

  5. olá Patty,sempre to dando uma olhada no teu blog adoro teu passo a passo fica perfeito..fiz ontem esse pao de batata e ficou magnífico,fofinho nossa uma delícia tinha comprado esse pacotinho de fermento ..e uma vez fiz um pão com ele e ficou embatumado ,duro horrivel,,quando vi essa receita q vc postou fui logo tratando de usá-lo ,confesso q tava com medo pois nunca tive bons resultados com esse fermento..mais ficou uma delicia ,ameiii,a receita ja foi para o meu caderninho de receitas,srrsr..obrigada…bjs.
    mylla

  6. Se o catupiry for mais firme dá para rechear quando estiver modelando as bolinhas. Se o queijo for mais cremoso recheie depois de assado. Faça um pequeno furo no pão, coloque o queijo e feche o pão. Ele “cola” e nem dá para ver a abertura.

  7. Mylla eu uso muito este pacotinho de fermento,acho mais prático do que manter fermento fresco na geladeira. O passo a passo ajuda muito, né? Por isso gosto de fazer

  8. Patty
    Eu fiz e fica incrivel! Saboroso e super fofinho
    Devia ter dobrado a receita rsss mas eh tao facinho que vale a pena fazer sempre fresquinho.
    Vou colocar um post no meu blog, com os devidos creditos, tudo bem? Inclusive do Aromas e Sabores que foi la que vi primeiro.
    Bjs
    Paty

  9. Patty,
    Que delícia ver meus pães de batata no Aqui na Cozinha! Ainda mais sendo passo-a-passo! Obrigada pelo carinho! Um dia desses a gente se encontra pessoalmente!!
    bjs

  10. Paty eu fui logo dobrando a receita, rs, sei que o povo aqui em casa é guloso.
    Estou viajando, mas quando eu chegar vou lá no blog dar uma olhada no post. Beijinhos

  11. Olá , gostaria de saber se vocês tem receitas, de pães sem trigo. tipo essa receita aí de cima poderia eu trocar o trigo por polvilho? doce ou azedo? ou farinha de arroz?

  12. vou fazer hoje aposto como todos vao gostar so te ter lido as mensagem fique com agua na boca e uma receita facil e parece bem gostosa

  13. Olá Patty, adorei seu blog e fiquei com água na boca qdo vi esse pão de batata…hummmm.
    Hoje fiz e deu certo!!!!! 🙂 . Adorei.
    Fiz a receita dobrada, usei cerca de 620 grs de farinha de trigo, metade da massa recheei com mussarela e a outra fiz sem recheio. Rendeu 26 pãezinhos . O próximo será de Batata Doce!!!! Obrigada por compartilhar conosco. Bjs , fiquem com Deus.

  14. ESTOU CONHECENDO ESTE ESPAÇO , AGORA.
    TOMEI VONTADE DE FAZER OS DELICIOSOS PÃES DE MINUTO. ACHEI MESMO DELÍCIA DE FAZER E FIQUEI FELIZ COM O MEU DESEMPENHO E REALIZAÇÃO DA MINHA PRODUÇÃO. EU SOU MESMO ASSIM! AGORA QUERO AGRADECER A SUA ESTRUTURA E DESPREENDIMENTO EM PASSAR O SEU MELHOR NAS RECEITAS E COMENTÁRIOS, MUITO SAUDÁVEIS, SOU PSICOLOGA CLINICA E GENERALISTA, ENTENDO ,MUITOOO E PAKAS DO MEU TRABALHO.
    QUERO AGORA FAZER OS PÃES DE BATATA E COMÊ-LOS COM ANTEPASTOS, AMOOO.ANTEPASTOS E PATÊS.
    BEIJOS, MAIZA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.