Bode Guisado – Hum delícia!

A carne de bode é característica aqui da região Nordeste do Brasil. Sei que tem gente que torce o nariz para este tipo de carne, mas gente, é puro preconceito, viu? Esta carne é muito saborosa tanto cozida, como esta, quanto assada, então vamos aprender a fazer um Bode Guisado?

Direto ao ponto

Hoje é sábado e em quase todos os municípios aqui do Nordeste é dia de feira. Na feira normalmente encontramos a carne de bode que é tão característica aqui desta região do Brasil. Sei que tem gente que torce o nariz para este tipo de carne, mas gente, é puro preconceito, viu? Esta carne é muito saborosa tanto cozida, como esta, quanto assada.

Quanto a esta que fiz não foi comprada na feira, mas sim em um açougue aqui perto de casa. Um achado. É um açougue bem pequeno que eu nem conhecia, mas que vende carne para várias churrascarias da região e se você chegar no sábado vai encontrar carne bem fresquinha, O dono chega da fazenda por volta das 5h da manhã. E você não encontra só carne de bode, encontra todo tipo de carne.

Veja como eu fiz:

Bode Guisado

Ingredientes

1 kg de bode partido em pedaços pequenos (ou cabrito)

4 dentes de alho amassados

2 cebolas cortadas em cubos

1 pimentão verde cortado em cubos

1 maço de coentro picado

1 colher de óleo

Sal e colorau a gosto

Modo de Preparo

Frite a cebola no óleo e acrescente o alho para fritar. Depois junte o pimentão e refogue um pouco mais. Agora junte a carne cortada, o colorau, o coentro, o sal e água para cozinhar. Eu cozinhei na panela de pressão, mas dá para cozinhar em panela de alumínio e até de barro, só demora um pouco mais.

Se quiser deixe o caldo apurar e depois você faz um pirão, fica divino.

Obs: Quando dizemos carne de bode na verdade é carne de cabrito. A carne de bode é muito mais dura, a de cabrito é uma carne tenra por ser um animal jovem.

Acho que cabe um esclarecimento aqui, pois tem muita gente que faz confusão. Vamos as diferenças:

Bode – Macho adulto dos caprinos

Cabra – É a fêmea do bode

Cabrito – São animais (cabras ou bodes) jovens, em fase de crescimento.

Carneiro – Macho dos ovinos

Ovelha – Fêmea do cordeiro

Cordeiro – É o filhote do carneiro com a ovelha

27 respostas

  1. minha vó ama bode. levamos ela a um restaurante nordestino e ele simplesmente se esbaldou. Eu ainda não provei, mas na próxima vou me arriscar. Parece ótimo mesmo!

  2. Hum… Delícia, hein! As duas únicas vezes que comi carne de bode, foi assada na brasa, e estava bastante saborosa.

  3. Olá, bom dia.
    Vou aproveitar essa receita e fazer amanhã para alguns amigos.
    Essa vai ser a primeira vez que faço bode, espero que fique bom, obrigada pela receita.

  4. ah.que delicias suas receitas.manda pra mim o endereço do açougue,por favor.sou uma grande admiradorade suas receitasssss.obrigada.manda por favor.

  5. OLA. PATTY,EU MORO aqui em garanhuns,manda o endereço desse açougue por favor.e que eu não sei comprar uma boa carne de bode.obrigada. estou esperando.

  6. Rita é um açougue bem pequeno na Boa Vista (acho que nem tem nome, kkk). ele fica para baixo do colégio João da Mata, quase em frente de uma academia. Será que deu para entender?
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Patty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.