Cobertura Buttercream Para Cupcake

Receita da Cobertura Buttercream Para Cupcake

Direto ao ponto

Hoje vou pagar o que fiquei devendo ontem. Quando publiquei a receita do Vanilla Cupcake que minha filha fez, falei que iria fazer um post só sobre a cobertura, pois agora vou pagar.

Ela fez a cobertura de buttercream, que nada mais é do que uma cobertura feita de manteiga. Esta cobertura é a mais tradicional e talvez a mais usada na terra dos cupcakes, os Estados Unidos, para cobrir os bolinhos. Eu não gosto de coberturas muito doces para cupcakes. Acho que é porque no bolinho vai muita cobertura, então eu acho que quando vai muita cobertura fica meio enjoativo. Esta não é tão doce e achei que combinou perfeitamente com o sabor baunilha do cupcake.

Ela é muito fácil de ser feita. Não requer prática, nem tão pouco, habilidade. Talvez precise de só um pouco de habilidade na hora de colocar em cima dos bolinhos. Se não tiver habilidade para tanto, coloca com uma colher mesmo, alisa e enfeita com uns confeitos. Se for só para você e sua família comer, está valendo, pois a inabilidade para confeitar vai ser superada pelo sabor. Mas, se você quiser fazer para vender, convém praticar um pouco. Compra um saco de confeitar com bico pitanga grande e pratica. A prática leva a perfeição. Assiste uns vídeos que ensinam como confeitar cupcakes (no youtube tem vários) e já, já, você será um expert. Eu ainda não sou. Os meus ainda não ficam tão perfeitos, tenho que praticar mais. Vamos a receita:

Cobertura Buttercream Para Cupcake

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro ou impalpável

½ xícara (de chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 colher (de chá) de extrato (essência) de baunilha

1 colher (de sopa) de leite

1 colher (de sopa) de creme de leite

Corante alimentício

Modo de Preparo

Coloque a manteiga sem sal e na temperatura ambiente na tigela da batedeira e bata, até ficar lisa e bem batida. Acrescente o extrato de baunilha.

Diminua a velocidade da batedeira e comece a acrescentar o açúcar (o em pó é melhor). Minha filha usou o impalpável. A medida que for batendo o açúcar, vá raspando as laterais da tigela.

Acrescente o leite e o creme de leite e bata em velocidade alta por 3 a 4 minutos até virar um creme, se precisar, nesta hora acrescente um pouquinho mais de açúcar.

Para dar cor, utilize umas gotinhas (2 ou 3) do corante da cor que você escolher. Ela usou azul e vermelho para ter uma cor lilás.

Use esta cobertura para cobrir os cupcakes ou guarde na geladeira (em recipiente bem fechado) para usar posteriormente.

Dicas:

  • Nesta receita não use margarina, só manteiga.
  • Não use manteiga com sal.
  • Use extrato ou essência de baunilha de uma boa marca ou então use a fava.
  • O corante alimentício é o usado em bolos, você encontra para comprar em casas especializadas em artigos para festas.
  • Com relação ao creme de leite, se você tiver acesso ao creme de leite fresco, use as duas colheres de creme de leite fresco, mas se não tiver acesso ao creme de leite fresco como nós aqui, use como eu coloquei na receita (1 colher de leite e 1 colher de creme de leite).

22 respostas

  1. Olá, queria saber se posso usar gordura vegetal hidrogenada no lugar da manteiga. Modificaria muito o sabor? (Eu imagino que modifique demais, mas não custa perguntar xD) Grato.

  2. Oi Patty! queria saber se com o tempo ele não desanda, porque tem uns que ficam meio líquidos e já era esse desenho lindo de sorvete italiano heheheh saberia me informar? preciso fazer para um aniversário e ele vai ter q aguentar algumas horas!!

  3. Ola, nunca tinha feito cupcakes na minha vida, mas sempre desejei muito os bolinhos, não só pelo sabor mas pela beleza, então fds tive a oportunidade…. fiz bolo de caixinha simples, recheio de doce de leite bem molinho e a cobertura foi essa sua do site… Ficou perfeito, consistência, sabor, rapidez tudo… o extrato de baunilha da um perfume e um sabor incrível… amei, aprovei e indico…
    As pessoas nem acreditaram que foi feito em casa pois estavam muito lindos e gostosos.

  4. vou começar a vender cakes! Fiz um dia aquele de ovomaltine e adoraram,pois a massa ficou bem fofinha !
    Obrigada pelas receitas deliciosas (= Deus te Abençoe !

  5. Boa Tarde ! Tenho uma dúvida :você por acaso sabe qual é melhor para fazer a cobertura de cupcakes ? Buttercream ou Cream Cheese ? Obrigado, espero que me responda (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.