Vanilla Cupcake

Receita do Vanilla cupcake (Cupcake de Baunilha)

Direto ao ponto

Heloooo, hoje é sexta-feira 13, não qualquer sexta-feira 13, mas 13 de abril, meu aniversário.\o/. Terror? Que nada, só alegria.

Eu amo fazer aniversário (sou normal?) mesmo sem festa, sem presentes, sem nada especial (se tiver é bem melhor, claro). Só não me acostumo com a idade chegando, os anos passando. Aliás, para falar a verdade nunca sei a idade que estou (#aloka). Verdade. Quando alguém me pergunta a minha idade, tenho que parar, pensar e até fazer as contas. Outra coisa é que acho que nunca tenho a idade que os documentos marcam, sou mais nova (muito mais), tenho certeza disto. Pelo menos na cabeça. Seria muito clichê eu dizer que queria ter a cabeça de hoje com o corpinho dos 20? Então tá, não digo. Mas, vai me dizer que não seria bom? Não que eu queria ter minha vida dos 20 (que foi boa) de volta, hoje está ainda melhor. Principalmente pela existência dos meus três tesouros (três porque naquela época o maridão já fazia parte da minha vida).

Mas, deixando de tró ló ló, vamos aos finalmentes (como diria Odorico Paraguaçu, olha eu entregando a idade aí, aff).

Como me perguntaram no Facebook e eu respondi lá, aqui hoje não vai ter festa, nem bolo, nem nada. Preferi assim. Talvez saia e coma alguma coisa fora com a família, só. Mas, quem me acompanha no Face, viu que minha filha fez cupcake para mim esta semana, então resolvi compartilhar com vocês hoje a receita e o passo a passo em fotos deste Vanilla Cupcake que ela fez. Vou te falar, ficou divino. Digno da Magnólia Bakery.

Ela fez tudinho. Pesquisou, traduziu, fez toda a receita e as fotos. O que eu fiz? Bem, comi. Ah! Para não dizer que não fiz nada, fiz o açúcar colorido que está por cima do buttercream (depois eu ensino aqui como fazer açúcar colorido em casa). Veja como ela fez:

Vanilla Cupcake (Cupcake de Baunilha)

 

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de manteiga em temperatura ambiente (sem sal é melhor)

2/3 xícara (de chá) de açúcar

3  ovos grandes

1 ½ colher (de chá) de chá de extrato (essência) de baunilha

Raspas de ½ limão (como fazer raspas de limão sem amargar)

1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo

1 1/2 colheres (de chá) de fermento em pó

1/4 colher (de chá) de sal (se a manteiga tiver sal, não colocar)

1/4 xícara (de chá) de leite

Cobertura – Buttercream (amanhã coloco a receita)

2 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro ou impalpável

½ xícara (de chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 colher (de chá) de extrato de baunilha

1 colher (de sopa) de leite

1 colher (de sopa) de creme de leite

Corante alimentício

Modo de Preparo

Pré aqueça o forno na temperatura baixa (mais ou menos 180 graus). Separe forminhas de papel para cupcakes (se não tiver pode usar as de empada, no tamanho grande). Você vai precisar de forminhas de muffins para colocar as forminhas de papel dentro. Se não tiver, use as de empada (eu usei), mesmo se as forminhas de papel forem as próprias de cupcake, dá certo.

Coloque na tigela da batedeira a manteiga e o açúcar e bata até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após acrescentar cada um. Adicione a essência de baunilha e as raspas de limão.

Agora diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite, raspe as laterais da tigela quando for necessário. Desligue a batedeira, coloque o fermento e mexa delicadamente.

Com a ajuda de uma concha, coloque a massa dentro das forminhas de papel, que já devem estar dentro das forminhas de metal. Não encha muito, coloque mais ou menos na metade. Leve ao forno e não aumente a temperatura. Asse por cerca de 17 a 20 minutos. Para saber se estar pronto enfie um palito no bolinho, se ele sair limpo, já está bom. Não asse demais para o cupcake não ficar seco. Retire do forno e deixe esfriar

Depois de frio coloque a cobertura.

Buttercream

A cobertura que fiz foi essa que é a mais utilizada nos cupcakes americanos. Bata bem a manteiga, misture os outros ingredientes e bata mais (amanhã coloco o post explicando melhor como fazer esta cobertura, com o passo a passo em fotos, senão este post vai ficar ainda mais gigante).

Eu usei o bico pitanga no saco de confeiteiro para colocar a cobertura, mas dá para colocar com uma faca e usar um garfo para puxar pequenos picos.

Dicas:

  • Dá cerca de 12 a 15 cupcakes.
  • Cupcake é ainda mais gostoso, comido no dia, mas se quiser guardar, coloque em um recipiente bem fechado e deixe na geladeira que ele dura de 3 a 4 dias.
  • Não deixe de colocar a cobertura, esta é uma das diferenças do cupcake,. Ele tem bastante cobertura, confeitos e faz uma melança danada para comer, mas é delicioso. Né Carrie Bradshaw?
  • Use essência de baunilha de boa qualidade, se for a fava, ainda melhor.

Quero agradecer as manifestações de carinho que tenho recebido, desde domingo passado. É muito bom se sentir querida.

Obrigada.

Vou tentar responder a todos, mas se eu não conseguir sintam-se beijados e podem ter certeza que li todos os recadinhos.

15 respostas

  1. Patty, parabéns! Tbm nasci num dia 13 e se cai numa sexta-feira sempre digo que é mais sorte ainda! Deve ter sentido um orgulho danado vendo sua filha preparando estes cupcakes pra ti! É de encher o coração de alegria! Bjsss

  2. Feliz Aniversário atrasado Patty!!!

    Que a Grande Deusa ilumine teus passos e lhe dê de tudo o suficiente.

    Beijins.

  3. Querida, aceite meus parabéns atrasados (estava sem net). Que o Senhor te abençoe e te guarde e te dê a Sua paz, a qual excede todo o nosso entendimento.

  4. Olá, estou tentando fazer os cupcake, e gostaria de saber se você tem outras coberturas.
    se tiver e puder enviar para o meu e-mail agradeço.
    adorei seu blog
    Abraço

  5. Olá, conheci hoje o seu blog adorei muito já fiz o bolo de coco com leite condensado e ficou maravilhosoooo, pensei em tentar usar essa massa para os cupcakes o que você acha??
    ai posso clocar uma cobertura de beijinho com coco flocos, não sei se não ficaria muito pesada a massa.
    aguardo o seu retorno
    Beijoss

  6. Eita Daiana não sei te dizer, pois nunca experimentei. Mas se a massa ficar mais pesada, vc pode colocar recheio e cobertura nos cupcakes e não só a cobertura.
    Beijinhos

  7. Olá, descobri à pouco a sua página e estou a adorar.
    Antes de mais Parabéns!!! e felicidades.
    Queria colocar uma perguntinha… Qual é o tamanho da xícara?
    Estou em Portugal e os copinhos de medida standart são os americanos (Cups), em que um cup = 250 ml. Serve?
    Ou sabe algum sitio que tenha uma tabela de cenvergência de medidas?
    Muito obrigada e continuação de muito sucesso!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.