Moqueca de Surubim

Receita de Moqueca de Surubim, também chamado de Pintado

Direto ao ponto

Moqueca de peixe

Ou Moqueca de Pintado.

Surubim é um peixe bem brasileiro. Aqui no Nordeste conhecemos como Surubim, mas descendo em direção ao Sul e Sudeste ele passa a ser chamado de Pintado. É um peixe de água doce, sua carne é bem branca e suculenta e tem poucas espinhas. Os que são vendidos por aqui vem do Rio São Francisco.

Há umas semanas atrás estive viajando, fui para a casa de minha mãe que mora no interior da Bahia, Senhor do Bonfim, minha mãe, até já falei aqui no blog, é uma cozinheira de mão cheia e quando vamos para lá, ela aproveita e faz um monte de comidinhas deliciosas. Neste dia ela fez esta Moqueca de Surubim e um Vatapá para acompanhar. Pena que eu não consegui fotografar quando ela fez o Vatapá, mas a moqueca eu peguei tudinho. Então, vou mostrar como ela faz a Moqueca de Surubim. Eu faço da mesma forma.

Vamos ver:

Moqueca de Surubim

Ingredientes

1.200 kg de surubim em postas

2 cebolas médias em rodelas

2 tomates em rodelas

1 pimentão verde grande cortado em rodelas

1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado (mais coentro do que cebolinha)

1/2 xícara (de chá) de azeite de dendê

1 garafinha (de 200 ml) de leite de coco

1 colher (de sopa) de suco de limão

Gotas de molho de pimenta

Sal a gosto

Modo de Preparo

Coloque um tico de azeite no fundo da panela e uma camada de rodelas de cebola (solte as rodelas, deixando finas), rodelas de tomates, rodelas de pimentão, o coentro e a cebolinha picada. Arrume as postas de peixe por cima e cubra com mais uma camada de cebola, tomate, pimentão e coentro. Acrescente o sal, o leite de coco, o dendê, o suco de limão e o molho de pimenta. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar tampado. Se você perceber que está ficando muito seco e querendo grudar, acrescente um pouquinho de água quente.  O peixe cozinha muito rápido. Se o peixe cozinhar e o molho não ficar do seu agrado, retire as postas do peixe cozido e reserve. Volte o molho para o fogo e deixe apurar. Depois volte o peixe para a panela do molho, polvilhe coentro picado e sirva quente.

 

Dicas:

Moqueca de Sururu

Moqueca Capixaba

Moqueca de Filé de Merluza

Moqueca de Peixe

 

15 respostas

  1. Oi Patty, não conheço o peixe surubim, mas parece delicioso.Faz um bom tempo que não como uma moqueca.Fiquei com vontade vendo sua receita.A dica com a panela foi válida, tenho uma em casa que nunca usei porque perdi o papel com as instruções para o primeiro uso.Valeu.Beijos.

  2. Fiz a receita (mas sem dendê, usando azeite normal e sem pimenta, só um pouquinho da do-reino) usando tbm pimentão amarelo e vermelho e um pouquinho de colorau (corante de urucum) e ficou divino!!! E foi a 1a vez que fiz uma moqueca na vida! Obrigada! 🙂

  3. Patty Martins nunca tinha feito moqueca,era muito insegura, mas fui seguindo sua receita passo a passo e ficou uma delíciaaaa!!! Parabéns e obrigada pela sua receita e pela simplicidade de sua explicação…Amei!!! 😉

  4. Oiiii descobrir esse cantinho delicioso por acaso. Amei é tanto que estou todos os dias aqui pescando umas receitas. Afinal, sou iniciante na cozinha e recém casada.
    E adorei saber que é de Sr. Do Bonfim Ba.
    Eu sou de lá também, mas estou morando em jacobina Ba
    Amo suas receitas e está de parabéns. ….

  5. Olá Patty Martins, adorei sua receita estou com o peixe comprado a uma semana passando na net para pesquisar uma receita de moqueca de surubin achei a sua msis interessante e bem explicada, vou fazer hoje espero que de tudo certo. Bjos

  6. Vou agora fazer esta moqueca de surubim que pesquei ontem aqui na minha lagoa no fundo de casa, com mais ou menos 3.5 quilos e não posso fazer todo, mas farei duas , hoje e sábado.
    Os ingredientes já picados e o peixe marinando no suco de limão e sal.
    Tomates , cebola, pimentões verde e vermelhos, coentro , manjericão, alho,cebolinha.
    E muita vontade de que fique bom. Faço com amor e sem pressa porque meus filhos e minha esposa é que irão comer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.