Ovo

por Mariana Jones

Olá pessoal,
Quem aqui já não ouviu falar que o ovo não é bom para saúde do coração? Que aumenta o colesterol? Vamos então falar um pouquinho do ovo e seus benefícios?
O consumo de ovo, antigamente era considerado prejudicial a saúde, pois, sempre foi associado ao excesso de gorduras e calorias. Porém, atualmente, os estudos já apontaram os benefícios a saúde com seu consumo.

O ovo é excelente fonte de importantes nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais. Dentre seus benefícios, auxilia na formação adequada do DNA, reduz homocisteína (vitamina B12 e acido fólico), por ser fonte de luteína , zeaxantina e vitamina A, faz bem para visão e retarda o envelhecimento celular. Fonte também de biotina e colina, participando na formação de neurotransmissores e reduzindo queda de cabelo. Além disso, tem albumina, proteína de alto valor biológico, facilitando crescimento muscular, vitamina B2 que participa da geração de energia, zinco, que estimula sistema imune, melhora apetite e participa do crescimento ósseo, acido graxo oleíco, que reduz LDL e estimula HDL, colesterol para formação de hormônios sexuais, vitamina D, importante para o crescimento, e triptofano para formação de serotonina, melhorando sensação de prazer. E sabe aquele hábito de consumir só a clara? Esqueçam isso!!!! Pois como falei acima a clara é basicamente proteína e é na gema que encontramos a maioria desses nutrientes. Vamos consumir o ovo inteirinho, combinado?
Devido a essa qualidade nutricional, é extremamente importante que o ovo faça parte da nossa alimentação. Mas são tantos benefícios, que vocês devem estar se perguntando, será que o ovo é a solução de tudo? E como sempre venho relembrando aqui, é importante que todas as recomendações façam parte de uma alimentação saudável e deve ser avaliada a individualidade de cada organismo.
É muito importante também ficar atento ao modo de preparo dos ovos. Eles podem ser utilizados em diversas formas interessantes, como: mexidos e “fritos” na água, cozidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias (que não sejam fritas), que irão trazer benefícios à nossa saúde e qualidade de vida.

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Para ler todos os posts da Dra. Mariana Jones clique aqui

6 respostas

  1. Eu não consigo viver sem ovo! Adoro! E acredito que independente dos estudos o colocarem ou não como vilão a palavra chave é moderação! Eu adoro mas nem por isso como todo dia. Dou preferência para os orgânicos ou caipiras, mesmo que me custe um pouco mais caro mas nunca deixei de comê-lo. O segredo é não abusar não é?
    Bjos

  2. Assim como o café o ovo já foi vilão, mas com o tempo tudo muda na medicina. Mas como tudo nessa vida se consumir com moderação não faz mal!!!

  3. Patty, só sei que não falta em minha casa. Comer com moderação qualquer alimento é regra saudável. Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.